Campeonato Brasileiro
Mais de 8 milhões de torcedores foram aos estádios no Brasileirão
Após duas temporadas prejudicadas pela pandemia, o Campeonato Brasileiro voltou a contar com os estádios cheios. Com mais de 21.700 pessoas por jogo, a competição superou a marca dos oito milhões de torcedores, atingindo uma das melhores médias da história do torneio. Assim como em 2019, o Flamengo foi a equipe que mais levou público para as arenas, com média de 54.599 torcedores presentes por partida,.
O Corinthians vem logo atrás, com mais de 38 mil. Campeão Brasileiro, o Palmeiras teve o melhor ano no quesito presença de público desde que o Allianz Parque foi inaugurado. Durante a campanha do título, mais de 682 mil palmeirenses compareceram aos jogos, resultando em média de 35.943 torcedores por partida,.
Das equipes de fora do eixo Rio-São Paulo, o Fortaleza foi quem alcançou a melhor marca. Após passar boa parte do Brasileirão na lanterna, o time cearense contou com a força da torcida para uma arrancada para alcançar uma classificação histórica para a Copa Libertadores. Com 33 mil pessoas de média, o Fortaleza levou mais de um milhão de torcedores na Arena Castelão durante a temporada, número inédito na história da agremiação.
Caçula da Série A, o Cuiabá confirmou a permanência na elite pela terceira temporada consecutiva. Com sede em uma região que ficou anos sem um time competitivo, o Dourado “divide” o coração dos torcedores das equipes das regiões Sul e Sudeste. Nas partidas contra as equipes de Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, a equipe mato-grossense teve uma presença de público 70% maior em relação a média da agremiação jogando na Arena Pantanal. Em termos de arrecadação, foram quase R$ 10 milhões com bilheteria.
Essa escalada na procura por ingressos também acendeu o alerta em relação aos prejuízos causados pelo cambismo. Leila Pereira, presidente do Palmeiras, anunciou testes para implementação de um sistema com reconhecimento facial, visando controlar e trazer mais seguranças para os espectadores.
Com os acessos de Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia, a próxima edição do Brasileirão tem potencial para contar com estádios ainda mais cheios. O time gerido por Ronaldo Fenômeno, por exemplo, levou mais de 41 mil pessoas por partida na Série B. (Estadão Conteúdo)