Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol

Infantino pede cessar-fogo na Ucrânia durante Copa do Mundo

16 de Novembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Gianni Infantino é presidente da Fifa
Gianni Infantino é presidente da Fifa (Crédito: Kurt Schorrer / Fifa / AFP (18/9/2020))

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, presente na reunião do G20 em Bali, fez um apelo ontem por um cessar-fogo na guerra na Ucrânia durante o evento planetário. “Meu apelo a todos vocês é que valorizem um cessar-fogo temporário por um mês enquanto durar a Copa do Mundo”, declarou.

“Não somos tão ingênuos a ponto de achar que o futebol pode resolver os problemas do mundo”, admitiu. Mas a Copa do Mundo é uma plataforma única, com uma audiência estimada em cinco bilhões de telespectadores, oferecendo “uma oportunidade de fazer todo o possível para acabar com todos os conflitos”, afirmou. Ele lembrou que a Rússia organizou a Copa do Mundo de 2018 e que a Ucrânia é candidata a anfitriã do evento em 2030, juntamente com Espanha e Portugal.

Por sua vez, os jogadores da seleção francesa anunciaram a intenção de dar apoio financeiro a ONGs que atuam na proteção dos direitos humanos e relembraram seu compromisso com a “rejeição de qualquer tipo de discriminação” antes da Copa do Mundo de 2022 no Catar.

Em uma carta coletiva publicada nas redes sociais, os atuais campeões mundiais reconhecem um contexto turbulento em torno deste Mundial, que começa no domingo: “Cada um de nós deve assumir a sua cota” de responsabilidade, explicam. (AFP)