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Fórmula 1

Chuva ajuda e dinamarquês fatura pole para corrida sprint do GP de São Paulo

12 de Novembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Kevin Magnussen levou a Haas à sua primeira pole
Kevin Magnussen levou a Haas à sua primeira pole (Crédito: MAURO PIMENTEL / AFP)

A surpresa tomou conta do treino classificatório para a corrida sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1. O dinamarquês Kevin Magnussen contou com a ajuda da chuva e de um acidente com George Russell para faturar a primeira colocação nesta sexta-feira. O piloto do Haas havia marcado o melhor tempo quando o britânico sofreu um acidente, paralisando o treino. Quando a atividade foi retomado, a garoa voltou, obrigando os pilotos a usar pneu intermediário e impedindo que os tempos melhorassem.

A fina garoa que caía em Interlagos fez com que os pilotos fossem para a pista logo que a luz verde acendeu. A queda de temperatura, que marcava 19ºC, associada à pista lisa fizeram com que os carros tivessem mais dificuldade de aquecer os pneus e ficassem sujeitos a derrapagem e menor controle aerodinâmico. Por esse motivo também os tempos ficaram acima dos obtidos no primeiro treino livre.

Os pilotos iniciaram a classificação com pneus intermediários, mas após poucas voltas o francês Pierre Gasly inaugurou o uso de compostos macios e conseguiu pular para a ponta, dando indicativos aos demais pilotos do grid. A grande surpresa do Q1 foi Lando Norris, que se recuperou do treino livre fraco e levou a McLaren ao primeiro lugar. Os cinco eliminados foram: Nicholas Latifi (Williams), Guanyu Zhou (Alfa Romeo), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e Mick Schumacher (Haas)

Sem chuva, a organização da prova liberou o uso do DRS (asa móvel) no Q2. Novamente, Lando Norris foi quem começou na dianteira. Na segunda tentativa de volta rápida, Max Verstappen pulou para a ponta, trazendo consigo Fernando Alonso, George Russell, Lewis Hamilton e Charles Leclerc. Alex Albon (Williams), Pierre Gasly (AlphaTauri), Sebastian Vettel (Aston Martin), Daniel Ricciardo (McLaren) e Lance Stroll (Aston Martin) foram eliminados.

No início do Q3, Verstappen foi para a pista colado em Carlos Sainz Jr, da Ferrari, pegando vácuo no espanhol e cravando um bom tempo. Com oito minutos, porém, o treino foi interrompido. George Russell, da Mercedes, não conseguiu fazer a curva do lago, no final da reta oposta, após passar na grama. Ele acabou perdendo o controle do carro, só parando na caixa de brita. Neste momento, Magnussen estava na ponta.

Quando o treino foi retomado, a chuva voltou a cair. Os pilotos teriam de trocar o composto macio para o intermediário. Assim, os tempos das voltas não melhoraram e o dinamarquês conquistou sua primeira pole position na Fórmula 1, desbancando o favorito e bicampeão mundial Max Verstappen. 

Sainz Jr. sofre punição e perderá 5 posições

Sem conseguir brilhar no primeiro treino livre do GP de São Paulo de Fórmula 1, o espanhol Carlos Sainz Jr. deve ter um fim de semana difícil no Autódromo de Interlagos. Ontem, ele foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada da corrida programada para domingo, às 15h. O piloto da Ferrari sofreu a sanção porque superou o limite de troca de componentes da unidade de potência do seu carro na temporada. (Estadão Conteúdo)

PIT-STOP

O maior vencedor - Quem mais venceu corridas de Fórmula 1 no Brasil foi Alain Prost Grande rival de Ayrton Senna na categoria máxima do automobilismo mundial, o piloto francês subiu no lugar mais alto do pódio em seis ocasiões: 1982, 1984, 1985, 1987, 1988 e 1990, sendo que somente a última foi em Interlagos, no retorno do autódromo paulistano para a Fórmula 1. As demais foram em Jacarepaguá, no Rio.

Experiência é tudo - A seleta lista de maiores vencedores da Fórmula 1 no Brasil ainda conta com o alemão Michael Schumacher, que ganhou as provas de 1994, 1995, 2000 e 2002, além de Carlos Reutemann (1972, 1977, 1978 e 1981). A primeira vitória do argentino no Brasil não teve seus pontos contabilizados, porque o evento ainda era um teste. Logo atrás aparecem os pilotos com maior número de títulos no grid da atual temporada: Sebastian Vettel (2010, 2013 e 2017) e Lewis Hamilton (2016, 2018 e 2021).

Modernização - Interlagos já celebrou 40 Grandes Prêmios no Brasil. Desde 1990, a sequência só foi interrompida em 2020 pela pandemia do novo coronavírus. Em 1978 e entre os anos 1981 e 1989, o Grande Prêmio teve como caso o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio, que foi demolido para abrigar estruturas dos Jogos Olímpicos de 2016. Para voltar a receber a Fórmula 1, Interlagos fez diversas obras e também modificou o seu traçado. Uma das curvas icônicas do circuito é o S do Senna. Ayrton foi o responsável por sugerir o traçado da curva, mas ela não foi seguida da maneira como o tricampeão gostaria. O plano era ter uma curva de alta velocidade, mas a junção foi feita com uma angulação menor, forçando os carros a diminuírem a velocidade para o mergulho.

Quem tem mais, tem seis - O piloto com mais pole positions em Grandes Prêmios no Brasil é Ayrton Senna. Por seis vezes, o piloto brasileiro largou na primeira colocação (1986, 1988, 1989, 1990, 1991 e 1994). Quatro pilotos dividem a vice-liderança neste quesito, com três poles cada. São eles: Mika Hakkinen (1998, 1999 e 2000), Rubens Barrichello (2003, 2004 e 2009), Felipe Massa (2006, 2007 e 2008) e Lewis Hamilton (2012, 2016 e 2018).

Hinos e bandeiras - Os hinos do Brasil e da Alemanha foram os mais executados em corridas no Brasil. As bandeiras dos dois países tremularam no lugar mais alto do pódio em nove ocasiões cada. Logo em seguida aparecem Reino Unido e França, com oito vitórias.

Brasileiros vencedores - Cinco brasileiros ganharam o Grande Prêmio no País. Nelson Piquet, Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e Felipe Massa ganharam duas vezes, enquanto José Carlos Pace ganhou somente uma. Houve dobradinha brasileira no GP do Brasil de 1975, com José Carlos Pace, da Brabham, e Emerson Fittipaldi, da McLaren.

 

GRID DE LARGADA

1º - Kevin Magnussen (DIN/ Haas) - 1min11s674

2º - Max Verstappen (HOL/ Red Bull) - 1min11s877

3º - George Russell (GBR/ Mercedes) - 1min12s059

4º - Lando Norris (GBR/ McLaren) - 1min12s263

5º - Carlos Sainz Jr (ESP/ Ferrari) - 1min12s357

6º - Esteban Ocon (FRA/ Alpine) - 1min12s425

7º - Fernando Alonso (ESP/ Alpine) - 1min12s504

8º - Lewis Hamilton (GBR/ Mercedes) - 1min12s611

9º - Sergio Pérez (MEX/ Red Bull) - 1min15s601

10º - Charles Leclerc (MON/ Ferrari) - não marcou tempo

11º - Alex Albon (TAI/ Williams) - 1min11s631

12º - Pierre Gasly (FRA/ AlphaTauri) - 1min11s675

13º - Sebastian Vettel (ALE/ Aston Martin) - 1min11s678

14º - Daniel Ricciardo (AUS/ McLaren) - 1min12s140

15º - Lance Stroll (CAN/ Aston Martin) - 1min12s210

16º - Nicholas Latifi (CAN/ Williams) - 1min15s095

17º - Guanyu Zhou (CHN/ Alfa Romeo) - 1min15s197

18º - Valtteri Bottas (FIN/ Alfa Romeo) - 1min15s486

19º - Yuki Tsunoda (JAP/ AlphaTauri) - 1min16s264

20º - Mick Schumacher (ALE/ Haas) - 1min16s361