São Paulo "salva" jogo quase perdido e bate o Palmeiras nos pênaltis

Por Cruzeiro do Sul

Verdão ficou bem perto da vaga, mas o vento virou; nas penalidades, brilhou Jandrei.

Um clássico imprevisível, que começou com atropelo do Palmeiras, terminou ontem (14) nas penalidades no Allianz Parque. E após derrota por 2 a 1 no tempo normal, o São Paulo, que havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, no Morumbi, levou a melhor nas cobranças de pênaltis, por 4 a 3, avançando às quartas de final da Copa do Brasil.

Quem assistiu ao primeiro tempo pode ter achado que se tratava de um déjà vu de meses atrás, quando o Palmeiras aplicou os históricos de 4 a 0 sobre o São Paulo em seu estádio. Aos nove minutos, Piquerez recebeu do jovem Gabriel Veron -- que se redimiu pela ida à balada na antevéspera do clássico que lhe rendeu uma multa de 40% no salário -- e apareceu na área para abrir a contagem. Aos 12’, a vantagem passou a ser palmeirense: Dudu tocou para Raphael Veiga ampliar. O Palmeiras só não alargou ainda mais o placar porque Jandrei evitou um gol de Veron, que tentou driblar o goleiro, mas não conseguiu. Scarpa também teve suas chances.

O segundo tempo começou o Palmeiras dominante e superior a um combalido São Paulo. Ocorre que o Verdão perdeu gols, desperdiçou um pênalti e viu a sorte virar azar em segundos. O árbitro Leandro Pedro Vuaden foi ao monitor do VAR para assinalar penalidade que Calleri cometeu ao colocar a mão na bola. Veiga poderia fazer o terceiro gol, mas chutou por cima da trave. E de um possível 3 a 0 o placar se transformou em 2 a 1 porque o São Paulo diminuiu na sequência. Em decisão polêmica, Vuaden entendeu que Calleri foi puxado por Gómez na área. Ele mais uma vez recorreu ao VAR para assinalar a marcação. Luciano deslocou Weverton e deixou o confronto empatado.

Um clássico dominado se transformou em um jogo complicado para o Palmeiras. Nervoso, o time da casa não foi mais capaz de dominar o rival como antes. Mesmo assim, continuou melhor, empilhando chances perdidas, com Dudu e Scarpa. Ambos pararam em Jandrei. Scarpa insistiu, de distâncias diferentes, mas todas fora do alvo.

Nos pênaltis, o Palmeiras errou duas cobranças com Veiga (de novo) e Wesley, defendidas por Jandrei, enquanto o São Paulo perdeu uma só, batida por Luciano.

O último classificado para as quartas é o América-MG, que voltou a vencer o Botafogo, desta vez no Engenhão, por 2 a 0. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

PALMEIRAS 2 (3) X 1 (4) SÃO PAULO

Palmeiras - Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Gabriel Menino) e Raphael Veiga; Scarpa, Dudu (Wesley) e Gabriel Verón (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira

São Paulo - Jandrei, Diego Costa, Miranda (Nikão) e Léo; Igor Vinícius, Gabriel (Talles), Igor Gomes, Nestor (Pablo Maia), Patrick (Luciano) e Welington (Luizão); Calleri. Técnico: Rogério Ceni

Gols - Piquerez, aos 9, e Raphael Veiga, aos 12 minutos do primeiro tempo; Luciano, aos 24’ do 2ºT

Árbitro - Leandro Pedro Vuaden (RS)

Cartões amarelos - Wellington, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor, Calleri e Nikão (São Paulo); Raphael Veiga, Gómez e Marcos Rocha (Palmeiras)

Público - 41.361 torcedores

Renda - R$ 3.557.294,35

Local - Allianz Parque, em São Paulo