Buscar no Cruzeiro

Buscar

Copa Libertadores

Palmeiras vence o Emelec por 1 a 0 e adia quebra do recorde de gols

19 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Danilo vive boa fase após convocação: mais um gol.
Danilo vive boa fase após convocação: mais um gol. (Crédito: NELSON ALMEIDA / AFP (18/5/2022))

Melhor ataque da Copa Libertadores, o Palmeiras entrou ontem (18) em campo para enfrentar o Emelec, do Equador, com dois objetivos claros. O primeiro era vencer o jogo para chegar aos 15 pontos e manter os 100% de aproveitamento, de olho na liderança geral da primeira fase. O segundo era tentar marcar ao menos dois gols na noite fria no Allianz Parque para quebrar o recorde histórico de melhor ataque nesta etapa. O Verdão perdeu gols e venceu por 1 a 0, cumprindo a primeira meta e adiando a outra.

Mesmo com um time misto -- Zé Rafael, Raphael Veiga e Dudu começaram no banco --, o Verdão começou em cima. Aos três minutos, o colombiano Atuesta quase abriu o placar, mas bateu por cima. Gustavo Scarpa mandou uma bola rente à trave, quase fez um gol olímpico e ainda arriscou de falta. No fim do primeiro tempo, Atuesta chegou a empurrar um cruzamento de Rony que desviou na defesa para o gol, mas a arbitragem anulou o tento por falta no goleiro Ortíz. Em outro cruzamento de Rony, Gustavo Gómez tentou concluir com o pé esquerdo, mas Ortíz evitou a abertura do placar.

Abel Ferreira optou por voltar do intervalo com o mesmo time. Atuesta foi acionado pela esquerda e cruzou para Rony, que cabeceou fraco e Ortíz fez a defesa. Depois, Danilo pegou o rebote e da entrada da área arriscou o chute, mas a bola passou perto do travessão.

Rafael Navarro, artilheiro da Libertadores, teve uma noite de dificuldades: a bola poucas vezes chegava nele. Sua primeira chance de gol foi só aos 13 minutos do segundo tempo, quando Gabriel Menino cruzou e ele cabeceou para a defesa do goleiro do Emelec.

Com 20 do segundo tempo, Abel Ferreira fez três alterações: saíram Jorge, Atuesta e Scarpa e entraram Vanderlan, Raphael Veiga e Dudu. Oito minutos depois, o Palmeiras finalmente abriu o placar. Raphael Veiga bateu escanteio, Navarro desviou na primeira trave e Danilo chegou para marcar o terceiro gol em três jogos após sua convocação para a seleção.

Depois, até o fim, o Palmeiras ainda perdeu outras boas chances com Navarro e Raphael Veiga, mas o jogo ficou mesmo no 1 a 0. O recorde de gols na primeira fase ficou para a última rodada. 

PALMEIRAS 1 X 1 EMELEC

Palmeiras - Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gomes, Kusevic e Jorge (Vanderlan); Gabriel Menino (Zé Rafael), Danilo, Atuesta (Raphael Veiga) e Gustavo Scarpa (Dudu); Rony (Breno Lopes) e Navarro. Técnico: Abel Ferreira

Emelec-EQU - Pedro Ortíz; Caicedo, Quintero, Guevara e Jackson Rodríguez; Arroyo, Sebastián Rodríguez, Lastra (Ángel Gracia), Carabalí (Chalá) e Zapata; Cabeza (Quiroga). Técnico: Ismael Rescalvo.

Gol - Danilo, aos 28 minutos do segundo tempo

Árbitro - Nicolas Gamboa (CHI)

Cartões amarelos - Carabalí, Jackson Rodríguez e Pedro Ortíz (Emelec)

Renda - R$ 2.090.453,10

Público - 32.533 torcedores

Local - Allianz Parque, em São Paulo

Atlético-MG joga contra o Del Valle

O Atlético-MG vai atrás da classificação antecipada às oitavas de final da Copa Libertadores diante do Independiente del Valle-EQU, hoje (19), às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela penúltima rodada do Grupo D. Invicto, o Galo tem oito pontos e faz apenas a sua segunda partida como mandante. Na única vez que atuou diante dos seus torcedores, empatou com o América-MG, por 1 a 1. Na terceira colocação, com cinco pontos, o Independiente del Valle-EQU amarga um jejum de três jogos sem vitórias na Libertadores.

Pelo mesmo grupo, ontem (18), o América-MG empatou com o Tolima por 2 a 2 na Colômbia e foi eliminado.

O Athletico-PR derrotou o Libertad-PAR por 2 a 0 e pulou para a vice-liderança do Grupo B, com sete pontos. Fortaleza x Alianza Lima, no Peru, pelo Grupo F, não havia sido encerrado até o fechamento da edição. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)