Copa Libertadores
Corinthians enfrenta o Boca Juniors em La Bombonera pela Libertadores
O Corinthians tem dois obstáculos a superar esta noite em La Bombonera, e de certa forma um está relacionado ao outro. Uma vitória sobre o Boca Juniors, em jogo que começa às 21h30, classificará a equipe para as oitavas de final da Copa Libertadores. Porém, para neutralizar um adversário normalmente forte em sua casa, terá de mostrar que o episódio de racismo que envolve o lateral-direito Rafael Ramos não abalou os jogadores.
O alvinegro lidera o Grupo E após quatro rodadas com sete pontos. Os argentinos têm seis. Deportivo Cali, da Colômbia, com cinco, e Always Ready, da Bolívia, com quatro, vêm a seguir.
O lateral português está sendo investigado pela acusação de ter chamado de “macaco” o meia Edenilson, do Internacional, no jogo de sábado pelo Campeonato Brasileiro. Está na Argentina com o Corinthians mesmo sem poder jogar -- não foi inscrito na fase de grupos da Libertadores. O clube diz que sua ida a Buenos Aires já estava prevista, mas é também uma maneira de afastá-lo um pouco da polêmica.
A lateral direita, aliás, é problema para o técnico Vítor Pereira. Fagner, o titular da posição, não se recuperou de um entorse no tornozelo direito e está fora. João Pedro também está machucado. Assim, ele deverá improvisar Gustavo Mosquito e Mantuan como ala pela direita e escalar três zagueiros.
A partida desta noite será a primeira do português no caldeirão do Boca. E ele sabe que não terá vida fácil. “Eu nunca fui à Bombonera. Mas já assisti a grandes clássicos argentinos e, de fato, é um ambiente muito bonito. Sabemos que vai ser um jogo complicado”, prevê.
O Corinthians já esteve seis vezes na Bombonera. Perdeu quatro vezes, empatou uma e venceu apenas no distante ano de 1961. E nas últimas quatro partidas como visitante pela Libertadores não conseguiu ganhar. Desde 2018, quando fez 7 a 2 no Deportivo Lara na Venezuela, não volta para casa com os três pontos.
BOCA JUNIORS X CORINTHIANS
Boca Juniors-ARG - Agustín Rossi; Advíncula, Zambrano, Izquierdoz e Fabra; Pol Fernández, Varela e Romero; Salvio, Benedetto e Zeballos. Técnico: Sebástian Battaglia
Corinthians - Cássio; Gil, João Victor e Fábio Santos; Gustavo Mosquito (Mantuan), Du Queiroz, Maycon, Giuliano (Renato Augusto) e Lucas Piton; Róger Guedes (Willian) e Jô. Técnico: Vítor Pereira
Árbitro - Christian Ferreyra (URU)
Horário - 21h30
Local - La Bombonera
Braga faz ‘final’ contra o Estudiantes
O Red Bull Bragantino tem uma “final” pela Copa Libertadores às 19h15 de hoje (17), quando recebe o Estudiantes-ARG, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela penúltima rodada do Grupo C. Sem vencer há três partidas, o time de Maurício Barbieri é o vice-líder, com cinco pontos, atrás do próprio Estudiantes, já classificado, com dez. Nacional-URU e Vélez Sarsfield-ARG, que se enfrentam amanhã (18), têm quatro e dois pontos, respectivamente.
Pelo Grupo H, o Flamengo pode garantir a classificação antecipada para as oitavas contra a Universidad Católica-CHI, às 21h30. É o líder da chave, com dez pontos (venceu três jogos e empatou uma vez) e precisa de mais um empate ou vitória. Já foram vendidos mais de 40 mil ingressos para o reencontro do rubro-negro com o Maracanã, que passou 11 dias fechado para obras. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)