Taça Baltazar terá 47 equipes e começa no dia 13 de março

A primeira fase tem 11 grupos, sendo oito com quatro equipes e três com cinco times

Por Cruzeiro do Sul

Jandaia e Braga voltam a disputar a "Terceirona".

Com 47 equipes participantes, a Taça Baltazar Fernandes, terceira divisão do campeonato municipal de futebol, já tem data para começar. Conforme a tabela da fase classificatória, divulgada anteontem (25) pela Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav) da Prefeitura de Sorocaba, a primeira rodada será dividida entre os dias 13 e 20 de março. Serão 16 partidas no primeiro domingo e 12 no segundo, sendo que algumas equipes entrarão em campo nos dois finais de semana seguidos.

A primeira fase tem 11 grupos, sendo oito com quatro equipes e três com cinco times. Classificam-se para a segunda fase (16 avos de final) os dois primeiros colocados de cada chave e mais 10 melhores terceiros colocados, de acordo com a classificação geral da primeira fase. O último colocado de cada grupo será rebaixado para a Taça Manchester Paulista (quarta divisão).

Daí em diante, todo o mata-mata será disputado em eliminatória simples (jogo único), exceto nas quartas de final, que por definir os promovidos para a Taça Palácio dos Tropeiros (segunda divisão) terá partidas de ida e volta.

O último campeão da “Baltazar” foi o Nova Geração, em 2019. Em 2020, 32 clubes se inscreveram, mas a competição não pôde ser realizada devido à pandemia da Covid-19. Como a disputa da Taça Manchester Paulista 2020 não foi concluída, as 16 equipes que estavam disputando as oitavas de final obtiveram o acesso para a temporada da Taça Baltazar Fernandes 2022.

Confira a tabela completa e o regulamento em: https://esporte.sorocaba.sp.gov.br/campeonatos/taca-baltazar-fernandes/. (Da Redação)