Patrocinadora do Azulão ajuda no uso racional da água

Por Cruzeiro do Sul

Unniroyal desenvolve soluções para a preservação dos recursos naturais.

Sorocaba é mais uma das muitas cidades do País que sofrem as consequências da crise hídrica. Prova disso é que, pelo menos até dia 17 de março, a Prefeitura irá manter o plano de racionamento no abastecimento público de água. Trata-se de um sistema de rodízio implantado, de forma intercalada, em todas as regiões da cidade, desde 17 de janeiro.

Por outro lado, uma empresa com sede na cidade e que patrocina o São Bento atua diretamente na questão da racionalização do uso de água. Instalada no Éden, na zona industrial, a Unniroyal desenvolve produtos e equipamentos que colaboram para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis. As soluções são voltadas para indústrias, estabelecimentos comerciais, hotéis, shoppings e outros conglomerados que precisam da água e da energia elétrica para movimentar os negócios.

Para as indústrias, em particular, a empresa possui opções químicas e equipamentos que diminuem o consumo de água no processo de produção sobretudo para caldeiras ou sistemas de resfriamento. Também atua na perfuração de poços artesianos, incluindo monitoramento e licenciamento ambiental, fabrica filtros de areia, carvão, abrandador, desmineralizador, entre outros produtos, e possui uma equipe técnica para realizar as análises do ar e da água das indústrias, hotéis e shoppings. Por fim, a Unniroyal também é fabricante do sistema de osmose reversa, no qual o líquido impuro, que seria totalmente descartado, é filtrado, tratado e, no fim do processo, 70% pode ser reaproveitado, o que gera ainda mais economia. “Nós vendemos soluções e não produto por produto”, diz o diretor Juliano Amorim, de 41 anos.

Empresa autossustentável

O exemplo começa em casa. Por isso, a Unniroyal é dotada de sistema fotovoltaico que usa a energia solar, poço artesiano e o esgoto gerado é tratado antes do descarte. Essas medidas geram uma economia de cerca de R$ 50 mil por mês. Atualmente, a Unniroyal movimenta 100 empregos diretos, sendo a metade em Sorocaba, e conta com representantes distribuídos pelo País, com filial em Pinhais (Paraná), escritórios em Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Recife, e unidades no exterior, como em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e Assunção (Paraguai). (Da Redação)