Basquete
Armador americano é a aposta da LSB para o Brasileiro
A Liga Sorocabana de Basquete (LSB) estreia semana que vem no Campeonato Brasileiro da CBB. O primeiro jogo acontece no dia 19, sábado, às 15h, em Brusque (SC), contra o Araraquara. Este ano, uma das armas do técnico Rinaldo Rodrigues para a competição é o armador norte-americano Byron Hawkins, de 25 anos. Ele já treina com o elenco que se prepara para a disputa -- cuja primeira fase será toda sediada no sul do País.
Nos EUA, Hawkins disputou a 1ª Divisão da NCAA, principal liga de equipes universitárias de basquete. Entre 2017 e 2018, defendeu o Murray State University ao lado da estrela do Memphis Grizzlies na NBA, Jamel “Ja” Morant. De 2014 a 2016, jogou no Towson Tigers Roster. Seu último time foi o Bryant Bulldogs, entre 2018 e 2019.
Hawkins quer se adaptar rápido ao Brasil e ter um bom rendimento. “Estou muito motivado, fui muito bem recebido e espero fazer bons jogos na disputa do Nacional”, conta. Na LSB, o armador nascido em Fort Washington, Maryland, tem a missão de dar prosseguimento ao DNA de revelar bons talentos estrangeiros. Linhagem iniciada com o armador Kenny Dawkins, que desembarcou no Brasil em 2011 e jogou em Sorocaba até 2013, brilhando depois pelo Paulistano, Vitória, Pinheiros e São Paulo.
Outro exemplo é Desmond Holloway, que iniciou sua carreira nos Estados Unidos, passou pelo México e chegou à LSB em 2013. Ao final da temporada, se tornou o primeiro estrangeiro e o jogador mais jovem a ganhar o troféu de cestinha do NBB. Passou também por Paulistano, Pinheiros, Vasco, São Paulo, Fortaleza e atualmente defende o Basquete Cearense.
Na temporada 2017/2018, o destaque estrangeiro da LSB foi o armador Dontrell Chaquan Brite, que após bons jogos em Sorocaba foi para o Fortaleza e hoje defende as cores do Bauru Basquete. (Da Redação)