Buscar no Cruzeiro

Buscar

Boxe

Seletiva da Lisoboxe busca novos talentos

04 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Sara Oliveira Nogueira, de 18 anos, é uma das
Sara Oliveira Nogueira, de 18 anos, é uma das "calouras" que sonha em ser pugilista profissional. (Crédito: Pedro Henrique Negrão (1º/2/2022))

Errado está quem acredita que o treinamento de boxe se resume a aprender a bater e desviar do seu oponente. Entre o pugilista e o ringue há muita preparação física diária e o fortalecimento da mente para lutar até o fim. E com as seletivas da Lisoboxe, que está recrutando novos atletas para a futura geração da equipe Ghimper/PMS, qualquer homem ou mulher de 12 a 30 anos com uma mínima vivência esportiva pode praticar esse esporte gratuitamente em Sorocaba. A seleção acontece desde o dia 3 de janeiro e vai até este mês.

A reportagem acompanhou o treino dos calouros, que estão se adaptando ao esporte, e dos atletas mais experientes, que já disputam campeonatos. Agilidade, força, foco e motivação são cobrados diariamente pelo professor Vladimir Juliano de Godoi, de 44 anos, treinador dos atletas Abner Teixeira e Luiz Carvalho, convocados para integrar a seleção olímpica no ciclo dos jogos de Paris-2024. A série de exercícios inclui corridas, abdominais, musculação e flexão, entre outros. Os treinos abrangem o fortalecimento mental, melhorando a concentração; técnico, aperfeiçoando a postura de combate e golpes retos; tático, dominando a longa distância de combate; e físico, aumentando a resistência do aluno.

Trabalhos são orientados pelo professor Vladimir Juliano de Godoi. - PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (1º/2/2022)
Trabalhos são orientados pelo professor Vladimir Juliano de Godoi. (crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (1º/2/2022))

Buscando fôlego, a novata Sara Oliveira Nogueira, de 18 anos, e que sonha em ser pugilista profissional, contou sobre seu primeiro contato com o boxe. “Eu sempre gostei muito de boxe. Do primeiro dia até hoje, eu senti um avanço grande tanto no corpo quanto na rotina”, contou a caloura, que iniciou os treinos em janeiro deste ano. Ela nunca praticou outros esportes, mas costumava correr para se exercitar.

Já o atleta Leandro Coelho, de 36 anos, treina na Lisoboxe desde 2010. “A gente vem aprendendo mais e trabalhando melhor a cada ciclo que passa. Para eles (calouros), vai ser uma experiência excelente. Eles podem evoluir muito”, afirmou, ainda ofegante por causa da série de exercícios que acabara de fazer. Com uma galeria vasta, que inclui títulos do Sudeste, três Paulistas, nove Copas Lisoboxe, dois Jogos Abertos e cinco Regionais, ele destacou a importância de manter o foco nos objetivos. “Mas eu gosto disso, então não é um sacrifício, é um prazer”, concluiu.

Já o atleta Leandro Coelho, de 36 anos, treina na Lisoboxe desde 2010 - PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (1º/2/2022)
Já o atleta Leandro Coelho, de 36 anos, treina na Lisoboxe desde 2010 (crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (1º/2/2022))

A Lisoboxe fechou o último semestre de 2021 com conquistas. Entre elas, o terceiro lugar por equipes no Campeonato Paulista, em Guarulhos; o vice-campeonato da tradicional Copa Lisoboxe; e a primeira colocação no evento M2gloves em Carapicuíba. “Essa união da teoria com a prática é que garante a qualidade do nosso trabalho. É por isso que a gente consegue, em tão pouco tempo, revelar tantos atletas e dar qualidade para conseguir fazer isso em alto nível”, ensina Vladimir. “Os interessados vão ter aulas de graça, equipamento de graça. Eu vou ensinar aqueles que não tem a técnica do boxe, e a gente vai aperfeiçoar aqueles que já tem. São pelo menos dois anos para que eu possa trabalhar eles de forma adequada para que, em 2024, eles estejam competindo em alto nível”, concluiu o treinador.

Para participar

Os trabalhos se iniciaram com testes físicos e de preparação básica, e a equipe está de portas abertas a novos talentos. A seletiva ainda visa uma seleção feminina para representar a cidade e a necessidade de ocupar as baixas de Abner e Luiz, convocados pela seleção olímpica. Os requisitos para entrar na equipe são: ter disponibilidade de horário para os treinos durante a semana das 13h às 15h e aos sábados a partir das 14h; idade entre 12 e 30 anos; e ter alguma vivência na prática de esportes. O centro de treinamento fica na avenida Itavuvu, nº 2046. (Kally Momesso)

Galeria

Confira a galeria de fotos