Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Concurso busca ideias para requalificar CIC

03 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
"Casa" do São Bento tem 13.722 lugares e foi construída em 1978. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (9/8/2018))

A Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) da Prefeitura de Sorocaba abriu anteontem (1º) as inscrições para o Concurso de Ideias para Requalificação do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC). Equipes de universitários de arquitetura e urbanismo de todo o País poderão se inscrever até o dia 28 de fevereiro, exclusivamente pelo site: https://esporte.sorocaba.sp.gov.br.

A iniciativa visa selecionar as melhores propostas dos acadêmicos do setor para um estudo preliminar da requalificação do CIC, oferecendo visibilidade às instituições de ensino, alunos e professores-orientadores. As ideias poderão ser executadas futuramente no estádio.

“O nosso intuito é agregar melhorias ao estádio e transformá-lo em uma moderna arena multiúso, em parceria com a iniciativa privada, requalificando esse espaço para que ele sedie, não apenas os jogos, mas também seja um espaço para eventos diversos”, destaca o secretário da Sequav, Pedro Souza.

Serão premiados os cinco melhores projetos para revitalização do estádio, com troféus e certificados. “Queremos que os estudantes proponham soluções inovadoras e funcionais, com criatividade, ao estádio, para, posteriormente, servir de subsídio para a execução da obra, em parceria com a iniciativa privada”, explica o secretário da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Tiago da Guia.

Inaugurado no dia 14 de outubro de 1978, o CIC tem capacidade para 13.722 pessoas e atualmente recebe os jogos do São Bento nas competições da Federação Paulista de Futebol (FPF), além das finais do Campeonato Varzeano, promovido pela Sequav.

Como participar

O projeto deverá ser concebido na construção já existente, considerando o sistema estrutural consolidado, com uma proposta de uma área esportiva e uma área para eventos no estádio. A Praça da Amizade, em frente ao CIC, também deverá receber intervenção.

Os participantes desenvolverão um estudo preliminar, inserido no contexto do objetivo da requalificação e também de acordo com as bases administrativas e técnicas do edital. As equipes poderão agendar visitas técnicas no local. As propostas deverão ser enviadas pelas equipes no período de 1º de março a 1º de abril deste ano.

Uma comissão julgadora avaliará, especialmente, o desenvolvimento projetual que incorpore as solicitações descritas no edital e atenda às necessidades para a requalificação do CIC. Ela será composta por representantes da Sequav, Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Câmara Municipal de Sorocaba, Secretaria da Cultura (Secult), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas), Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Conselho Municipal de Esportes (Cmel) e do Panathlon Club.

As equipes deverão ser formadas por dois a quatro estudantes universitários, devidamente matriculados entre o 1º e o 10º semestre, podendo ser compostas por acadêmicos de períodos distintos, que deverão ter o suporte de um professor-orientador formado na área de arquitetura e urbanismo.

O edital do concurso foi publicado no jornal Município de Sorocaba de terça-feira (1º), disponível no link: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3212-7289 ou pelo e-mail: [email protected]. (Da Redação, com Secom Sorocaba)