Buscar no Cruzeiro

Buscar

Premiação

Atacante Robert Lewandowski é eleito o ‘The Best’

Quem levou o prêmio Puskás, com o gol mais bonito da temporada, foi o argentino Erik Lamela, do Tottenham

18 de Janeiro de 2022 às 01:53
Cruzeiro do Sul [email protected]
Resultado foi anunciado por Gianni Infantino, presidente da Fifa
Resultado foi anunciado por Gianni Infantino, presidente da Fifa (Crédito: HAROLD CUNNINGHAM / POOL / AFP (17/1/2022))

O atacante Robert Lewandowski, do Bayern de Munique e da seleção polonesa, e Alexia Putellas, do Barcelona, venceram o prêmio Fifa The Best de melhor jogador e jogadora, respectivamente, da temporada. O polonês derrotou Lionel Messi e Mohamed Salah. Já Putellas venceu sua companheira de time Jenni Hermoso, além de Sam Kerr, do Chelsea.

Thomas Tuchel foi eleito o melhor técnico da temporada, ao ser campeão da Liga dos Campeões com o Chelsea. O alemão superou Pep Guardiola, do Manchester City, e Roberto Mancini, da seleção italiana. O senegalês Edouard Mendy, do Chelsea, foi nomeado o melhor goleiro dentre os homens, superando o italiano Gianluigi Donnarumma, do Paris Saint-Germain, e Manuel Neuer, do Bayern de Munique.

A equipe masculina da temporada (Fifpro) foi escolhida com quatro atacantes e sem Mohamed Salah, finalista do prêmio individual. O time foi formado por Donnarumma; Ruben Dias, Bonucci e Alaba; Kanté, Jorginho e De Bruyne; Haaland, Messi, Cristiano Ronaldo e Lewandowski.

A técnica do Chelsea, Emma Hayes, foi eleita a melhor treinadora do futebol feminino, superando Lluís Cortés e Sarina Wiegman. A chilena Christiane Endler, do Lyon, é a primeira atleta sul-americana a vencer o prêmio de melhor goleira. Ela bateu a canadense Sthepanie Labbé e a alemã Ann-Katrin Berger.

Quem levou o prêmio Puskás, com o gol mais bonito da temporada, foi o argentino Erik Lamela, do Tottenham, que marcou de letra no clássico contra o Arsenal. Os dinamarqueses levaram dois prêmios: o Fair Play, graças à atuação de jogadores e comissão técnica da seleção nos primeiros cuidados médicos ao meia Christian Eriksen, que sofreu um ataque cardíaco durante uma partida da Eurocopa.

O Fifa Fan Award foi dividido entre torcedores dinamarqueses e finlandeses, pela união nas arquibancadas no mesmo jogo. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)