Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato Brasileiro

Corinthians pode selar futuro do Grêmio na última rodada do Brasileiro

09 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Timão deve escalar titulares, exceto Róger Guedes.
Timão deve escalar titulares, exceto Róger Guedes. (Crédito: RODRIGO COCA / AG. CORINTHIANS (8/12/2021))

O Corinthians entra em campo hoje (9), contra o Juventude, em Caxias do Sul, para encerrar sua participação no Campeonato Brasileiro, com a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores já garantida e podendo interferir no futuro do Grêmio -- com que tem “contas a acertar” desde o rebaixamento de 2007. Todos os jogos da 38ª rodada começam às 21h30.

Atualmente quarto colocado, o Timão faz melhor campanha no Brasileirão desde o título de 2017 e a cobrança no ano que vem será por títulos. “Antes de começar o Brasileiro, ninguém ou poucas pessoas falavam que iríamos brigar na parte de cima da tabela. Chegaram reforços, sim, é verdade, mas não podemos tirar os méritos do Sylvinho. Temos que valorizar a diretoria, o empenho, por acreditar no trabalho, o Sylvinho pelo trabalho dele. Creio que as contratações que chegaram e o amadurecimento do time mudam o estilo, ano que vem a cobrança vai ser para buscar títulos e estar entre os primeiros lugares do Brasileiro”, disse o goleiro Cássio.

O técnico Sylvinho terá à sua disposição o lateral Fagner e o volante Gabriel, que cumpriram suspensão na última rodada. Róger Guedes, artilheiro do time no Brasileirão com sete gols, é desfalque pelo terceiro cartão amarelo.

O Juventude vive situação delicada na luta contra a queda para a Série B. É o primeiro time da zona do rebaixamento, com 43 pontos, mesma pontuação do Bahia, primeira equipe fora, e que enfrenta o Fortaleza fora de casa. Os gaúchos precisam pontuar e secar a equipe de Salvador. Caso os dois vençam, a torcida é por uma derrota do Cuiabá, que tem 46 pontos, e visita o Santos na Vila Belmiro. A equipe alviverde terá três desfalques para a partida: os laterais Michel Macedo e William Matheus, além do atacante Rafael Bilu. Já Ricardo Bueno, com dores musculares, é dúvida.

JUVENTUDE x CORINTHIANS

Juventude - Douglas; Paulo Henrique, Rafael Forster, Vitor Mendes e Guilherme Santos; Jádson, Dawhan, Chico e Guilherme Castilho; Sorriso e Ricardo Bueno (Roberson). Técnico: Jair Ventura.

Corinthians - Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Giuliano, Gabriel Pereira (Du Queiroz), Renato Augusto e Willian; Jô. Técnico: Sylvinho.

Árbitro - Rodolpho Toski Marques (PR)

Horário - 21h30

Local - Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Grêmio x Atlético-MG

Última chance para Mancini. - LUCAS UEBEL / GRÊMIO FBPA (5/12/2021)
Última chance para Mancini. (crédito: LUCAS UEBEL / GRÊMIO FBPA (5/12/2021))

Enquanto a bola rola em Caxias do Sul e em Fortaleza, a torcida do Grêmio vai ter de se desdobrar para torcer pela sua equipe contra o Atlético-MG, na Arena. Além da vitória gremista é preciso triunfos dos paulistas e cearenses para que a terceira queda para a Série B não seja consumada.

Depois de um desempenho no campeonato surpreendentemente fraco, se for levar em conta o elenco que reúne, o Grêmio se recuperou nas últimas rodadas, ao obter resultados importantes: 3 a 0 sobre o São Paulo e 1 a 1 diante do Corinthians -- trazendo de volta aos torcedores a esperança de permanecer na elite do futebol brasileiro em 2022.

O técnico Vagner Mancini não poderá contar com sua dupla de zaga titular. Geromel (suspenso) e Kannemann (lesionado) estão fora da partida decisiva, cabendo a Ruan e Rodrigues a responsabilidade pelo setor. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

GRÊMIO x ATLÉTICO-MG

Grêmio - Gabriel Chapecó; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Lucas Silva; Douglas Costa, Campaz e Ferreira; Diego Souza. Técnico: Vagner Mancini

Atlético-MG - Rafael; Guga, Nathan Silva, Igor Rabello e Dodô; Neto, Alan Franco, Calebe e Hyoran; Savarino e Sasha. Técnico: Cuca

Árbitro - Raphael Claus (SP)

Horário - 21h30

Local - Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Galeria

Confira a galeria de fotos