Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol Varzeano

Estreia de mais 24 times complementa 1ª rodada da Taça Manchester

Taça Manchester Paulista 2021/22 corresponde à quarta divisão da várzea sorocabana

05 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Olaria de Brigadeiro Tobias (branco) reinicia da quarta divisão um longo caminho até a Taça Cidade.
O Olaria de Brigadeiro Tobias (branco) reinicia da quarta divisão um longo caminho até a Taça Cidade. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (20/11/2016))

Mais 24 equipes estreiam hoje (5) na edição 2021/22 da Taça Manchester Paulista 2021/22, que corresponde à quarta divisão da várzea sorocabana e marca a retomada do campeonato municipal de futebol na cidade após 18 meses de suspensão do calendário pela pandemia da Covid-19. A competição organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes) irá se desenrolar até dia 19, quando haverá uma pausa de Natal e Ano Novo, sendo retomada em 9 de janeiro.

O destaque do dia, que complementa a primeira rodada, é a estreia do Olaria FC, de Brigadeiro Tobias, que joga às 10h30 contra o Sese no Nova Sorocaba pelo Grupo I. Fundado em 1950, o time reinicia um longo caminho até a Taça Cidade de Sorocaba após ter sido excluído da elite do Varzeano por decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) em 2018.

A Ferroviária da Vila Progresso joga às 10h, pelo Grupo G, contra o Kanários, no Avenida. O Gregório Leme recebe o União Borussi pelo Grupo L, às 10h30, no Vitória Régia 3.

Metade das equipes inscritas jogou a primeira rodada no último domingo (28). Os jogos foram válidos pelos grupos A a E. O maior placar dos 12 confrontos foi registrado no CE Brigadeiro Tobias, pelo Grupo A, onde o Vidaeco / Internacyonal atropelou o EC Paulista por 5 a 0. No Vitória Régia 3, pelo Grupo C, o Sousa Independente fez 5 a 1 no Refúgio / Montreal. Pelo Grupo F, no campo do Juventude, o Unidos da Villa derrotou o Pq. das Águas / Catarina Park por 4 a 1.

A primeira metade da primeira rodada teve 46 gols: 32 dos que atuaram em seus campos, e 14 dos que estrearam fora (média de 3,83 por partida). Foram sete vitórias dos mandantes, três vitórias dos visitantes e dois empates. 53 cartões amarelos e quatro vermelhos foram aplicados.

Regulamento

A competição é disputada por 48 clubes, divididos em 12 grupos de quatro. Avançam para a próxima fase os dois melhores de cada grupo e mais os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 equipes classificadas. Daí, até a decisão, o torneio será disputado em jogo eliminatório único, com exceção das quartas de final. Por ser a etapa em que serão definidas as vagas de acesso à Taça Baltazar Fernandes (terceira divisão), as quartas serão disputadas em jogos de ida e volta.

Esta é a terceira edição do torneio, que nasceu em 2019. Naquele ano, o título ficou com o Unidos do São Guilherme, campeão em cima do Corinthinha do Éden. Em 2020, o campeonato foi suspenso nas oitavas de final por conta da pandemia. Com isso, todas as 16 equipes que ainda estavam na competição acabaram agraciadas com o acesso à “Baltazar”.

Criado em 1957, e sucessor do Campeonato Amador de Sorocaba, o Varzeano é dividido em duas categorias: Varzeano e Veterano. O Varzeano, por sua vez, tem quatro divisões: Taça Cidade de Sorocaba (1ª Divisão); Taça Palácio dos Tropeiros (2ª Divisão); Taça Baltazar Fernandes (3ª Divisão) e Taça Manchester Paulista (4ª Divisão).

Nesta temporada, o jornal Cruzeiro do Sul faz cobertura especial da competição em multiplataformas com entrevistas, escolha do craque da rodada e curiosidades. A transmissão dos jogos via Facebook está entre as ações em estudo. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos