Buscar no Cruzeiro

Buscar

Boxe

Luiz Carvalho luta no Brasileiro em MT

04 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Esposa e medalhista torcem por Luiz.
Esposa e medalhista torcem por Luiz. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O sorocabano Luiz Carvalho, de 19 anos, viaja hoje (4) para Cuiabá, no Mato Grosso, para a disputa da categoria até 80 kg do Campeonato Brasileiro organizado pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe). Formado pelo projeto “Boxe -- Uma luz para o futuro”, da Liga Sorocabana de Boxe (Lisoboxe), o jovem está invicto há 10 lutas, sendo seis delas vencidas por RSC (quando o árbitro interrompe o combate por contagem). As lutas começam amanhã (5) e vão até o dia 12 de dezembro.

A última derrota de Carvalho foi no primeiro Brasileiro que disputou, em 2019, ainda no juvenil, defendendo a seleção do Estado de São Paulo, quando foi eliminado nas quartas de final. De lá para cá, ascendeu para a Elite (acima de 18 anos) do boxe olímpico e conquistou a medalha de ouro no Campeonato Paulista, o que lhe rendeu a vaga para o campeonato da CBBoxe.

“Esse campeonato me abre portas para poder viver do que gosto: o boxe. Com mais essa conquista, posso ser convocado para a próxima geração da seleção olímpica e perseguir meu sonho”, conta Luiz -- cuja trajetória guarda semelhanças com a de Abner Teixeira, medalhista de bronze nos jogos de Tóquio-2020, e que declarou em vídeo o seu apoio ao amigo na competição. Isto porque, apesar de seu nível competitivo, Luiz e muitos outros boxeadores não tiram renda diretamente do esporte, e se divide entre as rotinas de treino, dietas e torneios com seu trabalho em um depósito na zona norte de Sorocaba, de onde tira seu sustento e mantém sua casa. (Da Redação)