Com 132 atletas de 18 cidades, torneio de mallet golfe agitou Araçoiaba

Similar ao golfe tradicional, modalidade usa campo menor, bola maior e taco único

Por Cruzeiro do Sul

Segundo torneio de mallet golfe aconteceu no último final de semana, em Araçoiaba da Serra

No último final de semana, a cidade de Araçoiaba da Serra sediou seu segundo torneio de mallet golfe, com a participação de 132 atletas de 18 cidades do estado de de São Paulo. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Araçoiaba da Serra por meio da secretaria de Esportes do município.

Confira no vídeo: 

 

Criado no Japão nos anos 1960 e introduzido no Brasil, o mallet golfe é uma modalidade esportiva que tem em sua origem os mesmos princípios, regras e pontuações do golfe tradicional. Porém, existem três direrenças entre as duas modalidades. A primeira é no tamanho do campo -- que é menor, variando entre 50 a 100 metros cada buraco (enquanto no golfe eles podem chegar a mais de 300 metros). No mallet, a bola -- feita de resina plástica -- é maior e mais pesada. Por fim, enquanto no golfe tradicional existem vários tacos, com formas e tamanhos distintos, no mallet joga-se com apenas um taco, em formato único, semelhante a um martelinho.

Assim como no golfe, existem os buracos para o encaixe das bolas arremessadas. E da mesma forma que o seu predecessor, o jogo é individual. Vence aquele que der menos tacadas para colocar a bola no buraco de cada pista. Normalmente as partidas são organizadas em grupos de três ou quatro pessoas para completarem juntas o percurso. Não há limite de tempo e nem idade estipulada para os jogos.

No Brasil, o mallet golfe foi jogado inicialmente em Ibiúna, nos anos 1980. Hoje em dia a modalidade conta com 1.100 atletas federados, com predominância de idade acima dos 60 anos.