Santos sofre, marca no final e vence o Libertad na Sul-Americana

Agora, o time do técnico Fernando Diniz jogará pelo empate para avançar às semifinais da competição

Por Cruzeiro do Sul

Lucas Braga e Marcos Guilherme fizeram a jogada do gol da vitória

O Santos sofreu muito, mas conseguiu vencer o Libertad por 2 a 1, nesta quinta-feira (12), na Vila Belmiro, no jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Mesmo com um homem a menos durante quase todo o segundo tempo, buscou o ataque e foi premiado -- o gol da vitória saiu aos 47 minutos. Agora, o time do técnico Fernando Diniz jogará pelo empate para avançar às semifinais da competição, semana que vem, em Assunção, no Paraguai.

Sem Kaio Jorge, negociado com a Juventus, e sem Marinho, que segue em recuperação de uma lesão muscular na coxa esquerda, Fernando Diniz ainda tentou achar o ataque ideal do Santos. Gabriel Pirani ganhou liberdade para para rodar em vários setores entre o meio-campo e o ataque. A ideia era ter uma tabela mais rápida, na tentativa de conseguir superar a forte marcação paraguaia.

O jogo mudou aos 37 minutos. Em bola alçada na grande área, Lucas Braga tentou dominar, mas a bola “escorreu” e bateu no braço de Diego Viera. O árbitro, à princípio, não havia visto a infração, mas alertado pelo VAR, confirmou o pênalti. Aos 42’, o uruguaio Carlos Sánchez bateu firme no canto direito de Martín Silva e abriu o placar para o Santos.

O segundo tempo começou com o Peixe pressionando o Libertad. Até que, aos 11 minutos, outra reviravolta: Melgarejo recebeu por trás da defesa do Santos e o zagueiro Kaiky, de 17 anos, puxou o atacante paraguaio, que sairia na cara do goleiro João Paulo, ainda fora da área. O jovem defensor santista foi expulso no lance. Para piorar, aos 13’, Bocanegra bateu falta com precisão e empatou a partida.

Fernando Diniz recompôs a defesa e mandou a campo Wagner Leonardo no lugar de Gabriel Pirani. O Santos não abdicou do ataque, mas teve de se desdobrar para tentar chegar com maior perigo ao gol de Martín Silva. O jogo ficou bem truncado a partir dos 30 minutos. Aos 47’, em seu último respiro, Lucas Braga recebeu boa bola de Felipe Jonatan, arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro. Marcos Guilherme foi finalizar, errou e o zagueiro Barboza acabou dando um carrinho contra o próprio gol.

Em Quito, no Equador, o Athletico-PR perdeu da LDU por 1 a 0 e precisará vencer por dois gols de diferença para se classificar às semifinais na semana que vem, em Curitiba.

Libertadores

Pelas quartas de final da Libertadores, o empate com o Barcelona de Guayaquil, por 2 a 2, nesta quinta-feira (12), no Maracanã, teve sabor de derrota para o Fluminense pela regra do gol qualificado. O adversário tem vantagem em caso de empate na volta, no Equador. O jogo foi recheado de emoções nos minutos finais, com um pênalti para cada lado. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)


SANTOS 2 X 1 LIBERTAD-PAR

Santos - João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Kaiky e Felipe Jonatan; Camacho, Jean Mota (Ivonei) e Carlos Sánchez (Raniel); Marcos Guilherme, Lucas Braga e Gabriel Pirani (Wagner Leonardo) Técnico: Fernando Diniz

Libertad-PAR - Martín Silva; Mayada, Diego Viera, Barboza e Vangioni; Bocanegra, Ramón Martínez (Óscar Cardozo), Vilalba (Franco) e Hugo Martínez; Sebastián Ferreira e Melgarejo (Merlini). Técnico: Daniel Garnero

Gols - Carlos Sánchez, aos 42 minutos do primeiro tempo; Bocanegra, aos 13, e Barboza (contra), aos 47 minutos do segundo tempo

Árbitro - Leodan Gonzalez (URU)

Cartões amarelos - Villalba, Felipe Jonatan e Wagner Leonardo

Cartão vermelho - Kaiky

Local - Vila Belmiro, em Santos