Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esportes

Sorocaba pleiteia sediar os Jogos Abertos do Interior em 2022

Cidade já recebeu evento em outras quatro oportunidades

11 de Agosto de 2021 às 18:32
Da Redação [email protected]
Segundo a Prefeitura, a cidade possui estrutura esportiva para receber o torneio
Segundo a Prefeitura, a cidade possui estrutura esportiva para receber o torneio (Crédito: Divulgação)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), está pleiteando junto ao Governo do Estado de São Paulo sediar, em 2022, a 84ª edição dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, considerado o mais tradicional torneio amador poliesportivo do Brasil. O torneio foi disputado na cidade em outras quatro oportunidades anteriores, em 1938, 1943, 1950 e 1954, quando Sorocaba foi sagrou-se vice-campeã.

“Estamos confiantes em sermos anfitriões dos Jogos Abertos, um evento esportivo que reúne mais de 15 mil atletas, na disputa de 27 modalidades, incluindo competições para Atletas com Deficiência (ACD), incentivando a prática esportiva na cidade, além de impulsionar a economia e o turismo”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Pedro de Souza.

Segundo a Prefeitura, a cidade possui estrutura esportiva para receber o torneio, já que conta, atualmente, com sete Centros Esportivos (Maria Eugênia, Central Parque, Vila Gabriel, Pinheiros, Dr. Pitico, Jardim Simus e Brigadeiro Tobias), um Centro Inclusivo “Aluísio de Almeida” (Ciel), Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC), Ginásio Municipal de Esporte, Ginásio Poliesportivo do Éden, Ginásio Nilton Torres e a Arena Sorocaba “Eurydes Bertoni Júnior”, além de parcerias com instituições esportivas da cidade.

Por conta da pandemia de Covid-19, as edições de 2020 e 2021 acabaram canceladas, mas, em 2019, na 83ª edição dos Jogos Abertos do Interior, realizada em Marília, a cidade de Sorocaba ficou na quarta colocação, com uma delegação de 453 pessoas - entre as principais conquistas estão o primeiro lugar para o vôlei de praia masculino e o futsal masculino; o segundo lugar para o vôlei de praia feminino, luta olímpica masculino, handebol feminino e masculino, futebol feminino e tênis de mesa feminino; e, por fim, a terceira colocação para basquete feminino, badminton feminino, karatê masculino, natação ACD feminino e vôlei feminino.

As outras modalidades também pontuaram na ocasião e ajudaram para a conquista da quarta colocação - ginástica artística feminino e masculino; ginástica rítmica feminino; taekwondo feminino e masculino; damas; luta olímpica feminino; capoeira masculino; tênis feminino; tênis de mesa masculino; atletismo ACD feminino; biribol; xadrez feminino e masculino; ciclismo masculino; karatê feminino; natação ACD masculino; boxe masculino Elite; judô feminino e basquete masculino.

Os Jogos Abertos do Interior são realizados anualmente pela Secretaria de Estado de Esportes em parceria com o Município anfitrião e disputados pelas representações municipais do Estado de São Paulo, classificadas nos Jogos Regionais em cada categoria, modalidade e sexo. Criado pelo ex-jogador de basquete Baby Barioni, os Jogos Abertos do Interior tiveram sua primeira edição em 1936, na cidade de Monte Alto, interior de São Paulo. (Com informações da Secom)