Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato Brasileiro

Copeiro ou ‘cascudo’?

São Paulo e Palmeiras opõem estilos diferentes de jogo na Libertadores

10 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
No único mata-mata que disputaram no ano, o Tricolor foi campeão paulista.
No único mata-mata que disputaram no ano, o Tricolor foi campeão paulista. (Crédito: CESAR GRECO / AG. PALMEIRAS (20/5/2021))

De um lado um time que capenga no Brasileiro, mas se transforma nas eliminatórias. Do outro, o atual campeão da Libertadores, que briga na ponta do Nacional e busca confirmar o favoritismo na conquista do bi sul-americano. É nessa atmosfera que São Paulo e Palmeiras iniciam hoje (10) o confronto das quartas de final da Libertadores, às 21h30, no Morumbi. Além disso, um duelo internacional será uma atração à parte no banco de reservas: o argentino Hernán Crespo contra o português Abel Ferreira.

O atual campeão da Libertadores encerrou a fase de grupos com a segunda melhor campanha entre todos. Foram cinco vitórias em seis jogos e aproveitamento de 83%. Porém, a ausência de títulos no primeiro semestre (vice nas três finais que disputou) e a eliminação surpreendente na Copa do Brasil para o CRB aumentou a pressão sobre o trabalho de Abel Ferreira. Ele garante, porém, que a perda da liderança do Brasileirão para o Atlético-MG não deve ser motivo de preocupação.

“Tivemos um bom momento no Brasileiro com várias vitórias em sequência e houve uma queda. Mas estamos trabalhando e focados no nosso objetivo. A responsabilidade dessa derrota (para o Fortaleza) é minha”, disse. Abel tem quase todo o elenco à disposição. Felipe Melo, Danilo e Breno Lopes cumpriram suspensão e estão prontos para reforçar a equipe.

No São Paulo, o triunfo sobre o Atlético-PR foi importante para tirar o time da zona de rebaixamento do Brasileiro. Mas é nos mata-matas que o time brilha. Com a vitória e a classificação diante do Vasco na Copa do Brasil, a equipe tem aproveitamento de 76,6% em partidas eliminatórias. A equipe superou Ferroviária, Mirassol e Palmeiras neste formato. O único revés foi para o 4 de Julho, pela Copa do Brasil -- mas que foi compensada com os 9 a 1 no jogo da volta.

Luciano e Eder, com lesões na coxa, ainda não têm retorno garantido. Daniel Alves, que retornou após conquistar o ouro nos Jogos de Tóquio, depende de avaliação física. O zagueiro Arboleda, que se recupera de um estiramento, deve reforçar a zaga. E Rigoni, que cumpriu suspensão contra o Atlético-PR, reaparece no time.

A tendência é manter o esquema com três zagueiros e tentar controlar o meio-campo. A experiência de Benítez é o trunfo de Crespo para ditar o ritmo do jogo e acionar os atacantes na frente. Autor dos gols da vitória sobre o Atlético-PR, Pablo ensaia novamente fazer as pazes com as redes adversárias. Nos últimos três jogos, ele marcou três vezes e segue como artilheiro do clube na temporada com 12 gols. “É sempre importante estar fazendo gols. O importante é estar ajudando o clube.” (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

SÃO PAULO x PALMEIRAS

São Paulo - Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius (Daniel Alves), Luan, Liziero, Benítez e Wellington; Rigoni e Pablo. Técnico: Hernán Crespo

Palmeiras - Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Joaquin Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Breno Lopes e Deyverson. Técnico: Abel Ferreira

Árbitro - Nestor Pitana (ARG)

Local - Morumbi, em São Paulo

Horário - 21h30