Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olimpíadas

França recebe bandeira olímpica e promete 'Jogos para as pessoas'

Atletas desembarcaram em Paris já na expectativa para 2024

09 de Agosto de 2021 às 17:15
Agência Brasil
França recebe bandeira olímpica.
País recebeu a bandeira nesta segunda-feira (9). (Crédito: STEPHANE DE SAKUTIN / AFP)

A França estendeu o tapete vermelho para a bandeira olímpica nesta segunda-feira (9), e a sede dos Jogos de 2024 promete tornar o espetáculo esportivo acessível às massas depois de uma Olimpíada de Tóquio assolada pela pandemia e realizada a portas fechadas.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, agitou a bandeira que recebeu na capital japonesa durante a cerimônia de troca ao descer da aeronave que levou alguns dos últimos atletas franceses de volta para casa. Paris disse que aprendeu muitas lições com a experiência de Tóquio.

Os Jogos de 2024 serão "algo muito positivo para nosso país, chegam em boa hora", disse Hidalgo a repórteres.

Adiada em um ano e transtornada por medidas para conter a Covid-19 no momento em que variantes contagiosas se disseminam por todo o mundo, a Olimpíada de 2020 ficou devendo a consagração e os benefícios financeiros que o Japão esperava.

Na cerimônia de transferência de domingo (8), Paris tentou mudar o tom. Milhares de torcedores lotaram uma área especial à sombra da Torre Eiffel, bradando e saudando quando alguns dos medalhistas franceses em Tóquio subiram no palco ao som de rock em volume alto.

"Queremos encontrar maneiras de abrir os Jogos para as pessoas", disse o chefe dos Jogos de Paris, Tony Estanguet.

"Nosso foco está em tirar o esporte dos espaços tradicionais e colocar a competição no coração dos marcos mais famosos da cidade", acrescentou o tricampeão olímpico de canoagem.