Clássico dos opostos

Ineficiente como visitante, Santos testa embalo do líder Palmeiras

Por Da Redação com Estadão Conteúdo

Deyverson (foto) está cotado para atuar hoje no ataque palmeirense se Rony for vetado.

De um lado um time que, fora da Vila Belmiro, ainda não conseguiu vencer no Brasileiro e vem se distanciando da dianteira. Do outro, uma equipe que vive o seu melhor momento na competição e ostenta a liderança muito em função das últimas quatro vitórias consecutivas no torneio. É nessa atmosfera que o Palmeiras recebe o Santos hoje, às 16h30, no Allianz Parque, para seguir dominando as rédeas da competição.

Com sete triunfos em dez rodadas, o Palmeiras já começa a se orientar em duas frentes. A primeira é conservar o posto de primeiro colocado diante do Santos. O outro, é medir o desgaste físico dos atletas num momento em que a fase eliminatória da Libertadores se aproxima. Na quarta-feira (14), o time do técnico Abel Ferreira inicia a sua participação nas oitavas de final diante da Universidad Católica, em Santiago.

Sem Gabriel Menino, convocado para os Jogos de Tóquio, Abel vai poder contar com Marcos Rocha, que retorna após cumprir suspensão automática. Na defesa, a tendência é recuar Felipe Melo (caso Luan seja vetado) para atuar ao lado de Gustavo Gómez na zaga. O jovem Renan também é uma opção.

No meio-campo a equipe não deve ter surpresas e o trio Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa deve iniciar o clássico. Na frente, Deyverson está cotado para a posição se Rony for vetado. Ele deixou o jogo contra o Grêmio com dores. Outros atletas desgastados também podem ser preservados de olho no primeiro duelo das oitavas da Libertadores. Já a reestreia do ídolo Dudu é uma incógnita e depende de sua evolução física.

As quatro vitórias em sequência sobre Bahia, Internacional, Sport e Grêmio dão ao treinador a tranquilidade para não precipitar a volta de reforços como Dudu, por exemplo. Reintegrado ao clube após passagem pelo Catar, o atleta está ainda aprimorando a forma física.

Peixe na contramão

Mas se o Palmeiras vive um ambiente sem pressão por resultados, o Santos busca afirmação no torneio. Com três derrotas e um empate como visitante, a equipe de Fernando Diniz sabe que um resultado positivo em clássico aumenta a confiança no seu trabalho. Sem Luiz Felipe, suspenso, Fernando Diniz pode ter o retorno de Alison, Felipe Jonathan e Kaio Jorge. Na zaga, Kaiky atuará ao lado de Danilo Boza. Luan Peres foi negociado com o Olympique de Marselha e não joga mais pelo clube. (Da Redação com Estadão Conteúdo)

PALMEIRAS x SANTOS

Palmeiras - Jailson; Marcos Rocha, Luan (Renan ou Felipe Melo), Gustavo Gómez e Viña; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga, Wesley e Deyverson. Técnico: Abel Ferreira

Árbitro - Braulio da Silva Machado (SC)

Local - Allianz Parque, em São Paulo

Horário - 16h30

Santos - João Paulo; Pará, Danilo Boza (Alison), Kaiky e Moraes; Camacho, Jean Mota e Gabriel Pirani; Marinho, Lucas Braga (Kaio Jorge) e Marcos Guilherme. Técnico: Fernando Diniz