Federer tem trabalho, mas vai às oitavas de Wimbledon; duplas brasileiras são eliminadas

Suíço venceu Cameron Norrie por 3 sets a 1; Soares/Murray e Monteiro/Matos caíram na segunda rodada

Por Estadão Conteúdo

Federer perde set, mas vai às oitavas de Wimbledon pela 18ª vez na carreira

Roger Federer segue soberano no Torneio de Wimbledon. Neste sábado, o cabeça de chave número 6 ganhou seu terceiro jogo na competição inglesa, mas teve de lutar bastante na quadra central. O suíço encarou o bom tenista local Cameron Norrie pela vaga nas oitavas e precisou de quatro sets para avançar. Ganhou por 3 a 1, com parciais de 6/4, 6/4, 5/7 e 6/4.

Federer começou a partida desfilando toda sua qualidade em quadra. Mesmo prestes a completar 40 anos, parecia um menino diante do jovem tenista da casa. Com uma quebra, fechou a parcial em 6/4. O aproveitamento de 74% no primeiro saque foi decisivo. Sacando bem e não dando chances de quebras, o suíço repetiu o bom desempenho na segunda parcial, novamente fechada por 6/4, com uma quebra decisiva e muito bem aproveitada.

Norrie resolveu dar mais trabalho no terceiro set. Mais calmo e errando menos, tinha nos aces - foram 12 no jogo - uma arma para fechar em 7/5. Ambos trocaram pontos até 6/5 quando o inglês quebrou o serviço de Federer e diminuiu o placar.

O terceiro set foi igual até 2 a 2, quando Federer quebrou. Norrie reagiu na parcial seguinte, igualando o placar e virando para 4 a 3. Mas o suíço emplacou três pontos seguidos para fechar o jogo com seu terceiro 6/4 no duelo.

OUTROS RESULTADOS - O alemão Alexander Zverev também teve trabalho em seu jogo diante do americano Taylor Fritz. Depois de cair no primeiro set, com 7/6 (3), o cabeça de chave quatro buscou a virada com 6/4, 6/3 e 7/6 (4) para também se garantir nas oitavas de final.

Já Félix Auger-Aliassime contou com abandono de Nick Kyrgios para avançar sem tanto desgaste. Perdeu o primeiro set por 6/2, empatou o jogo com 6/1 e viu o rival desistir por lesão antes do início do set três.

Ilya Ivashkafez aplicou um triplo 6/4 sobre Jordan Thompson, mesmo placar da vitória de Matteo Berrettini sobre Aljaz Bedenepot, Lorenzo Sonego superou James Duckworth por 6/3, 6/4 e 6/4 e Hubert Hurkacz bateu Alexander Bublik com 6/3, 6/4 e 6/2.

DUPLAS BRASILEIRAS - As duplas masculinas brasileiras não foram além da segunda rodada no Torneio de Wimbledon. Neste sábado, Bruno Soares e Jamie Murray decepcionaram, enquanto Thiago Monteiro e Rafael Matos caíram diante de favoritos colombianos no Grand Slam da Inglaterra.

Cabeças de chave número 7 em Wimbledon, Soares e Murray não confirmaram o favoritismo diante de dupla formada pelo holandês Robin Waase e o cazaque Andrey Golubev. Depois de ganharem o primeiro set, deram adeus precocemente ao ceder a virada sem resistência.

Num primeiro set sem breakpoints, a dupla do brasileiro levou a melhor no tiebrake, com 7/6 (3). A boa parcial parece ter marcado o auge da dupla, que caiu muito de rendimento nos sets seguintes e acabou levando virada dura e sem reação.

Com uma quebra, os adversários levaram a decisão para o terceiro set após fecharem a parcial em 6/3. No momento de decisão, os erros foram ainda maiores e Bruno Soares e Jamie Murray acabaram não impondo a força habitual da dupla. Perderam dois serviços e o jogo com 6/2.

Thiago Monteiro e Rafael Matos eram azarões diante de Robert Farah e Juan Sebástian Cabal, terceiro favoritos em Wimbledon. E acabaram superados. Depois de um tranquilo 6/2 no primeiro set, os colombianos até viram os brasileiros resistirem na parcial seguinte, mas souberam se impor no tiebrake e fechar em 2 a 0 com 7/6 (5).