Buscar no Cruzeiro

Buscar

Racismo

F1 condena comentários racistas contra Hamilton após acidente com Verstappen

Os dois se envolveram em um acidente na primeira volta do GP da Inglaterra, no domingo

19 de Julho de 2021 às 12:41
Estadão Conteúdo [email protected]
Hamilton foi punido, mas acabou se recuperando e venceu a corrida na Inglaterra
Hamilton foi punido, mas acabou se recuperando e venceu a corrida na Inglaterra (Crédito: LARS BARON / AFP / POOL)

A equipe Mercedes, a Fórmula 1 e seu órgão regulador, a FIA, emitiram um comunicado em conjunto nesta segunda-feira condenando os comentários racistas online dirigidos a Lewis Hamilton, após o acidente com o holandês Max Verstappen na primeira volta do Grande Prêmio da Inglaterra de domingo.

"A Fórmula 1, a FIA e a Mercedes-AMG Petronas F1 Team condenam este tipo de comportamento nos termos mais fortes possíveis", disse o comunicado. "Essas pessoas não têm lugar em nosso esporte e pedimos que os responsáveis sejam responsabilizados por suas ações. A Fórmula 1, a FIA, os pilotos e as equipes estão trabalhando para construir um esporte diversificado e inclusivo, e tais instâncias inaceitáveis de abuso online deve ser destacado e eliminado."

Hamilton recebeu uma penalidade de dez segundos após o acidente, que tirou Verstappen da corrida, mas se recuperou na prova e acabou conquistando sua oitava vitória em 'casa'.

Verstappen foi levado ao hospital após o acidente, mas não foram diagnosticadas lesões graves, segundo informação da Red Bull, equipe pela qual compete. "Embora possamos ser rivais ferozes no pista, estamos todos unidos contra o racismo", disse a equipe austríaca. "Condenamos o abuso racista de qualquer tipo contra nossas equipes, nossos concorrentes e nossos fãs. Como uma equipe, estamos enojados e tristes por testemunhar o abuso racista a que Lewis foi submetido nas redes sociais após a colisão com Max. Nunca há qualquer desculpa para isso. Certamente não há lugar para isso em nosso esporte e os responsáveis devem ser responsabilizados."

A F-1 está compilando um dossiê dos posts ofensivos e irá levá-lo diretamente para as plataformas e exigir uma ação. O Facebook, dono do Instagram, disse que tentou remover o conteúdo prejudicial o mais rápido possível e encorajou as pessoas a usarem as ferramentas que oferecidas para bloquear o abuso.

"O abuso racista dirigido a Lewis Hamilton durante e após o Grande Prêmio da Inglaterra é inaceitável e removemos vários comentários do Instagram", informou a plataforma em um comunicado. "Além do nosso trabalho para remover comentários e contas que quebram repetidamente nossas regras, há segurança e recursos disponíveis, incluindo filtros de comentários e controles de mensagens, que ajudam a ninguém precisar ver esse tipo de abuso. Nada resolverá este desafio da noite para o dia, mas estamos comprometidos com o trabalho para manter nossa comunidade protegida de abusos."

Na semana passada, Hamilton publicou um post após Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka terem sido abusados racialmente após a derrota da Inglaterra contra a Itália na final da Eurocopa, em Wembley. "O abuso racial nas redes sociais contra os nossos jogadores após o jogo é inaceitável. Esse tipo de ignorância deve ser interrompido. Tolerância e respeito pelos jogadores não devem ser condicionais. Nossa humanidade não deve ser condicional."