Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jogos Olímpicos

Tóquio-2020: Faltam 9 dias para a abertura

14 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Arquivo / Agência Brasil )

A nove dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) já está com a operação Tóquio-2020 a todo vapor. Com equipes espalhadas por oito bases exclusivas, além de estruturas montadas na Vila Olímpica e em duas vilas satélites, o Time Brasil terá uma delegação recorde no Japão: 301 atletas, em 35 modalidades, maiores números da história do país em uma edição realizada no exterior, e 18 substitutos.

Em Tóquio, o Time Brasil contará com a participação de 31 medalhistas olímpicos, sendo 18 campeões: Arthur Zanetti, da ginástica artística; Thiago Braz, do atletismo; Rodrigo Pessoa, do hipismo saltos; Kahena Kunze, Martine Grael e Robert Scheidt, da vela; Bruninho, Douglas Souza, Fernanda Garay, Lucão, Lucarelli, Maurício Borges, Maurício Souza, Natália, Tandara e Wallace, do vôlei; e Alison e Bruno Schmidt, do vôlei de praia.

A equipe brasileira será composta por 161 homens (53,5%) e 140 mulheres (46,5%). 174 atletas farão a sua estreia no maior evento esportivo do mundo. Ao todo, 79 atletas já se encontravam em solo japonês até ontem (13). São integrantes das seguintes modalidades: canoagem slalom, vela, judô, rúgbi, boxe, vôlei de praia, natação, tênis de mesa e handebol masculino. Nos próximos dois dias está prevista a chegada de outros 50 atletas -- do handebol feminino e do vôlei, hoje (14); e do tae kwon do, hipismo adestramento e parte da equipe do judô, amanhã (15).

Desde o embarque dos atletas no Brasil até a chegada no Japão, o COB vem colocando em prática todo planejamento estabelecido contra o contágio pela Covid-19. Os atletas estão sendo testados diariamente e seguem protocolos de segurança contra o vírus. Dos 301 atletas, 271 foram vacinados com primeira dose e 226 com a segunda dose. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)