Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esportes

COB cria área inédita para mulheres e contrata medalhista Isabel Swan

Medalhista olímpica trabalhará no desenvolvimento de ações voltadas às mulheres

16 de Junho de 2021 às 17:35
Cruzeiro do Sul [email protected]
Isabel Swan, medalhista de bronze em Pequim, coordenará pasta feminina no COB
Isabel Swan, medalhista de bronze em Pequim, coordenará pasta feminina no COB (Crédito: Divulgação/COB)

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) deu um novo passo para mostrar que está cada vez mais comprometido com a igualdade de gênero no esporte nacional. Nesta quarta (16), a entidade anunciou a criação da Coordenadoria de Esportes Femininos, sob comando da medalhista olímpica na vela Isabel Swan (Pequim-2008).

A área será destinada exclusivamente à elaboração de projetos para atletas, treinadoras e gestoras mulheres, sendo que Swan passou por um processo seletivo para ocupar o cargo.

“É um privilégio trabalhar no COB e ter a chance de contribuir com o esporte feminino, dando suporte para que as mulheres possam desenvolver seus trabalhos. Nossa visão é de médio a longo prazo, identificando o cenário atual e estudando as ações que podem ser efetivamente executadas”, explicou ela, que renunciou à Comissão de Atletas do COB para exercer a nova função.

Atualmente, 55% do quadro de funcionários do COB é composto por mulheres, que ainda ocupam sete dos 12 cargos diretivos e de gerência da entidade. Nos últimos anos, uma série de ações foi realizada nesse sentido, como o envio de uma equipe 100% feminina para coordenar a delegação brasileira nos Jogos Sul-americanos de Praia Rosário 2019 e a criação do curso gratuito Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte, oferecido em versões adulta e jovem, com apoio da ONU Mulheres.

Além disso, o COB foi finalista do Prêmio Mulheres e o Esporte 2020 (Women and Sport), promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).