Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eliminatórias Sul-Americanas

Turbilhão de emoções... mas fora de campo

Brasil vence Equador em meio a crise que pode culminar com demissão de Tite e queda do presidente da CBF

05 de Junho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Com a bola rolando, o jogo não foi lá essas coisas. As atenções estavam voltadas mesmo para os bastidores.
Com a bola rolando, o jogo não foi lá essas coisas. As atenções estavam voltadas mesmo para os bastidores. (Crédito: SILVIO AVILA / AFP)

Em meio a um turbilhão de notícias que deixaram o ambiente confuso e, principalmente, pesado, a seleção brasileira derrotou ontem o Equador por 2 a 0 e manteve os 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, que será disputada no Catar. Os gols foram marcados por Richarlison e Neymar (de pênalti), aos 22 e 48 minutos do segundo tempo, respectivamente. Mas o jogo morno disputado no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, acabou ficando em segundo plano.

A relação entre o técnico Tite e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, se deteriorou por conta de vários episódios. Primeiro, pelo apoio de Tite ao protesto dos jogadores contra a realização da Copa América no Brasil. Depois, um episódio de suposto assédio sexual envolvendo o presidente da entidade. Houve ainda críticas à comissão técnica.

Acredita-se que o técnico Tite pode pedir demissão do comando da seleção brasileira após o jogo com o Paraguai, na terça-feira, também pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Esta é a expectativa dentro da própria (CBF) após o comportamento do treinador nos últimos dias de preparação da equipe, na Granja Comary.

Fontes próximas a Tite consideram difícil uma reaproximação. O fator mais recente para as desavenças foi o apoio do treinador à insatisfação dos jogadores com a disputa da Copa América no Brasil. A crise chegou a ser admitida pelo próprio técnico na quinta-feira, na entrevista coletiva.

“Temos uma opinião muito clara e fomos lealmente, numa sequência cronológica, eu e Juninho, externando ao presidente qual a nossa opinião. Depois, pedimos aos atletas para focarem apenas no jogo contra o Equador. Na sequência, (os jogadores) solicitaram uma conversa direta ao presidente. Foi uma conversa muito clara, direta. A partir daí, a posição dos atletas também ficou clara. Temos uma posição, mas não vamos externar isso agora. Entendemos que depois dessa Data Fifa as situações vão ficar claras”, afirmou o treinador.

Assédio sexual

Uma funcionária da CBF protocolou ontem (4) uma acusação de assédio moral e sexual contra o presidente da entidade, Rogério Caboclo. A denúncia foi formalizada perante a Comissão de Ética do Futebol Brasileiro, a quem caberá investigar os fatos. A mulher, que não teve seu nome divulgado, diz ter sido vítima de várias condutas abusivas de Caboclo, desde abril de 2020. Ela afirma ter provas das condutas e pede que Caboclo seja afastado do cargo e investigado pela Justiça. A CBF não havia se pronunciado até a publicação desta reportagem.

Segundo o site GloboEsporte.com, a mulher diz que Caboclo chamou-a de “cadela” e, alcoolizado, tentou forçá-la a comer um biscoito de cachorro. Em outra oportunidade, perguntou se ela se masturbava. Tais fatos fazem com que outros dirigentes da CBF e das federações estaduais defendam a renúncia do presidente da entidade. (Estadão Conteúdo)