Nadal dá o troco em Zverev e vai enfrentar Opelka nas semifinais de Roma

Por AFP

Nadal comemora vitória em cima do alemão Zverev, em Roma

Rafael Nadal, que busca sua décima vitória em Roma, se vingou de Alexander Zverev, que o havia eliminado na semana passada em Madri, vencendo por 6/3 e 6/4 nas quartas de final desta sexta-feira, e vai disputar uma vaga na final contra Reilly Opelka (47º).

Uma semana depois de sua primeira derrota para o alemão (6º no ranking da ATP) no saibro, o espanhol se impôs em duas horas.

Depois de perder nas quartas de final em Monte Carlo e Madri, Nadal dá um novo passo em Roma, pouco mais de duas semanas antes de Roland Garros, em um torneio em que venceu três dos grandes nomes do futuro do tênis; Janik Sinner, Denis Shapovalov - que teve dois match points - e agora Zverev.

Nesta sexta-feira, Nadal começou arrasador, chegando a 4-0 no primeiro set. Depois veio a reação de Zverev, que não se deixou levar durante o jogo apesar de estar sempre remando contra a corrente. O espanhol, apesar de sofrer uma queda terrível ao subir à rede, conseguiu chegar ao 1-0.

No segundo set Zverev continuou a mostrar o seu melhor tênis e a pressionar Nadal, muito sólido, irrepreensível na defesa e sem os erros que complicaram o duelo de quinta-feira contra Shapovalov.

"Fiz um jogo sólido, com poucos erros. É uma vitória importante para mim. As condições eram diferentes de Madri, consegui controlar o jogo", analisou Nadal, feliz por ainda estar "em forma" após os duelos anteriores.

Nas semifinais ele vai enfrentar um 'convidado surpresa', Opelka, que derrotou o argentino Federico Delbonis (64º), 7-5 e 7-6 (7/2).

Com a sua estatura de gigante (2,11 m), os seus saques supersônicos que atingiram 230 km/h mas também o seu relaxamento total na quadra nesta semana, Opelka emendou a quarta vitória consecutiva na capital italiana sem ceder um set e nem sofrer uma quebra de serviço, tendo conseguido quase 80 aces.

Vindo da classificação, Delbonis tentou resistir à tempestade, mas não encontrou soluções.

No primeiro set, cedeu seu serviço uma vez, o suficiente para que Opelka o vencesse. No segundo ele chegou até o tie break, mas o americano, sem nenhuma pressão, dominou para conquistar a vitória em uma hora e 41 minutos.