Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato Brasileiro

Um novo capítulo entre Flamengo e Palmeiras

Rivais pela taça do Brasileiro se enfrentam às 16h no Rio

30 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Verdão, contestado, vem de vices; Fla tenta resgatar bom futebol.
Verdão, contestado, vem de vices; Fla tenta resgatar bom futebol. (Crédito: CESAR GRECO / AG. PALMEIRAS (11/4/2021))

De um lado o time mais vitorioso da temporada passada, mas que neste ano foi vice na Recopa Sul-Americana, na Supercopa do Brasil e ainda no Paulistão. Do outro, o atual bicampeão brasileiro que, apesar de duas taças recentes (Supercopa e Campeonato Carioca), desperta desconfiança pela irregularidade. Apontados como favoritos ao Brasileirão, Flamengo e Palmeiras se enfrentam hoje (30), às 16h no Maracanã, dispostos a confirmar o rótulo de postulante ao título com um futebol eficiente.

Mais do que a rivalidade que se acentuou nos últimos anos, o jogo é o cartão de visitas ideal para medir a temperatura com que as equipes vão largar no campeonato. Com a segunda melhor campanha entre todos os classificados da Libertadores (somou 15 pontos, um a menos que o Atlético-MG), o Verdão lavou a alma da torcida ao impor um impiedoso 6 a 0 sobre o Universitario, do Peru.

Dono de um temperamento explosivo à beira do campo, Abel Ferreira teve uma boa notícia. Expulso na final da Supercopa contra o Flamengo, ele teria de cumprir a suspensão na primeira rodada do Brasileiro. No entanto, o desfalque se transformou em reforço, já que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou o pedido de efeito suspensivo. Assim, ele vai orientar o time do gramado do Maracanã.

Apesar do desgaste provocado pelo calendário e de ter jogado na última quinta-feira, ele quer um time encorpado para fazer frente ao Flamengo. Resta saber se Gabriel Menino e Matias Viña, que tiveram excelente atuação diante dos peruanos, serão titulares, ou se o português insistirá em Mayke e Victor Luis nas laterais.

Também classificado às oitavas da Libertadores, o Flamengo teve um roteiro parecido com o rival paulista. Na quinta-feira, entrou em campo para realizar a última partida da fase de grupos do torneio sul-americano. Mas o 0 a 0 diante do Velez Sarsfield mostrou um time sem objetividade. Amparado pelo título carioca, Rogério Ceni sabe que a paciência da torcida tem prazo de validade curto e um mau resultado na estreia pode ser o início de uma pressão que não estava programada.

Gabigol, com um quadro viral e indisposição gástrica, é desfalque de última hora. Pedro o substitui. Willian Arão volta à zaga, e Bruno Henrique, no ataque. Filipe Luís deve ser avaliado por conta do desgaste e Matheuzinho deve aparecer na lateral direita. A opção é o garoto Ramon. Gerson, que está para ser negociado com o futebol francês, pode ser uma ausência e ceder vaga ao jovem João Gomes.

Os outros jogos de hoje são: Atlético-MG x Fortaleza, às 11h; Ceará x Grêmio, às 16h; Chapecoense x Red Bull Bragantino e Athletico-PR x América-MG, às 18h15; e Internacional x Sport, às 20h30. Ontem (29), Cuiabá e Juventude empataram por 2 a 2, resultado que custou o emprego do técnico do Cuiabá, Alberto Valentim. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)

FLAMENGO x PALMEIRAS

Flamengo - Diego Alves; Matheuzinho, Willian Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís (Ramon); Diego, Gerson (João Gomes), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Bruno Henrique. Técnico: Rogerio Ceni

Palmeiras - Weverton; Luan, Gustavo Gomez e Alan Empereur; Gabriel Menino (Mayke), Felipe Melo, Patick de Paula, Raphael Veiga e Viña (Victor Luis); Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira

Árbitro - Anderson Daronco (RS)

Horário - 16h

Local - Maracanã, no Rio (RJ)