Buscar no Cruzeiro

Buscar

Final inglesa

Manchester City e Chelsea decidem hoje a Liga dos Campeões

O duelo deveria ter sido disputado em Istambul, na Turquia, mas a pandemia e as atuais restrições levaram à mudança do local

29 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Tuchel, do Chelsea, contra Guardiola, do City: quem será o novo rei da Europa?.
Tuchel, do Chelsea, contra Guardiola, do City: quem será o novo rei da Europa?. (Crédito: ARTE / AFP )

O Manchester City, do técnico Pep Guardiola, entra em campo como favorito diante do Chelsea de Thomas Tuchel na final inglesa da Liga dos Campeões, hoje (29), em Portugal, às 16h. O duelo deveria ter sido disputado em Istambul, na Turquia, mas a pandemia e as atuais restrições levaram à mudança do local. O palco será o Estádio do Dragão, na segunda maior cidade portuguesa, Porto.

Nas arquibancadas poderá haver um gostinho do “futebol antigo”. Após meses de arquibancadas vazias, 16,5 mil torcedores, incluindo 10 mil do Reino Unido, assistirão no estádio a esta grande final.

Os dois finalistas fizeram parte do projeto fracassado de uma Superliga europeia, mas logo se desligaram e voltaram à disciplina da Uefa. A partida é a chance para superar polêmica e virar definitivamente a página daquele incômodo episódio.

Para o Manchester City, além da conquista inédita, trata-se da chance de recompensar Guardiola após um ciclo de cinco anos que, apesar de dez títulos em torneios nacionais, parece inconclusivo se não for coroado com a Liga dos Campeões. O treinador catalão já levou o Barcelona ao troféu em 2009 e 2011 mas, na última década, acumulou decepções na Europa. Pelo City, perdeu para times como o Monaco (oitavas de final em 2017), Tottenham (quartas de final em 2019) e Lyon (quartas de final em 2020).

“Várias coisas importantes mudaram desde essas derrotas. Somos mais estáveis, criam menos chances contra nós”, analisa o meia Ilkay Gündogan. Nesta temporada, a contratação do português Ruben Dias para a zaga deu solidez à equipe, que também viu surgir o jovem talento Phil Foden, de 20 anos. O City tem impressionado desde dezembro e nesta temporada já conquistou a Premier League e a Copa da Liga Inglesa.

O Chelsea, do empresário russo Roman Abramovich, já sabe o que é ganhar o título europeu: ergueram a taça em 2012. Nove anos depois, os Blues podem alcançar seu segundo triunfo no grande torneio. Enquanto fazem a contagem regressiva para a final, seus torcedores procuram pontos em comum entre a geração atual e o grupo vencedor de Didier Drogba.

“Talvez sejamos o ‘outsider’. Mas isso é decidido em um jogo”, desafia o meia Mateo Kovacic. Outra semelhança com a temporada 2011-2012 é que o Chelsea teve uma mudança de treinador no meio da temporada. Tuchel substituiu Frank Lampard em janeiro. Depois foi o italiano Roberto Di Matteo quem levou os londrinos ao título depois de substituir André Villas-Boas.

Apesar de alguns sintomas de cansaço nesta reta final de temporada, com três derrotas nos últimos quatro jogos -- incluindo a da final da Copa da Inglaterra contra o Leicester, por 1 a 0, o Chelsea tem forte confiança por ter batido o Manchester City duas vezes nas últimas semanas: em 17 de abril, na Copa da Inglaterra (1 a 0) e, depois no dia 8 de maio, na Premier League (2 a 1).

“Esta é outra competição”, contemporiza Guardiola. “O City é a referência. Talvez seja o melhor time do mundo no momento”, avalia Tuchel. Hoje, em Portugal, apenas um dos dois será o campeão. (Da Redação, com informações da AFP)

MANCHESTER CITY x CHELSEA

Manchester City-ING - Ederson; Walker, Dias, Stones e Zinchenko; Fernandinho, Gundogan e Silva; Mahrez, De Bruyne e Foden. Técnico: Pep Guardiola

Chelsea-ING - Mendy; Azpilicueta, Silva e Rudiger; James, Kovacic, Kante e Chilwell; Mount e Werner; Havertz. Técnico: Thomas Tuchel

Árbitro - Antonio Mateu Lahoz (ESP)

Horário - 16h

Local - Estádio do Dragão, Portugal