Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semifinal do Paulistão

Clássico é clássico

Corinthians e Palmeiras deixam fases de lado quando a semi começar

16 de Maio de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Verdão está em alta e Timão vem de
Verdão está em alta e Timão vem de "sacode": no dérbi, porém, isso pouco conta. (Crédito: CESAR GRECO / AG. PALMEIRAS (22/7/2020))

A semifinal do Paulistão entre Corinthians e Palmeiras, hoje (16), tem pesos diferentes para os dois rivais, que vivem fases opostas. O dono da casa chega pressionado após a queda na fase de grupos da Copa Sul-Americana e o técnico Vagner Mancini balança no cargo. Por outro lado, o rival deu de ombros para o Estadual, atuou com o time B na maioria dos jogos e priorizou a Libertadores. Mas tudo isso deve ficar de lado quando a bola rolar, às 16h, na Neo Química Arena: clássico é clássico.

Com mais pontos somados até agora (28 a 24), o Timão tem a vantagem de jogar a partida única e decisiva em casa. Empate no tempo normal leva a decisão da vaga na final para os pênaltis. Mas isso não representa uma vantagem significativa: o Palmeiras não perdeu nos últimos três clássicos em Itaquera (dois empates e uma vitória) e aparece como o visitante de mais triunfos no estádio (quatro). O São Paulo, por exemplo, nunca venceu lá.

Pelo lado corintiano, o técnico Vagner Mancini espera que a goleada diante do Peñarol por 4 a 0, que eliminou o time da Copa Sul-Americana na fase de grupos, não interfira emocionalmente no jogo de Itaquera. Já o Palmeiras superou a campanha irregular na primeira fase do Paulistão, quando teve calendário apertado e precisou ser ajudado pelo próprio Corinthians a chegar no mata-mata. Com cinco vitórias consecutivas, ainda não perdeu na temporada como visitante: em 11 partidas fora do Allianz Parque, tem um aproveitamento de 81,8% dos pontos disputados (oito vitórias e três empates).

A escalação dos times é uma incógnita. Após a classificação sobre o Bragantino, João Martins, auxiliar do técnico Abel Ferreira, despistou. Apenas Weverton, Gustavo Gómez e Renan começaram jogando e os poupados estavam no banco de reservas. “Viemos de um fim de temporada e um início desgastante. Sabíamos dos riscos de jogar a cada 48 horas. Todos nós, o clube e todos os departamentos tentamos colocar os melhores a cada jogo. Tem vários fatores para tomar esta decisão, e a ideia é continuar”, analisou.

Peça-chave no esquema de três zagueiros do Corinthians, o lateral Fagner cumpre isolamento por Covid-19 e desfalca o time por dez dias. Sem substituto, Mancini deverá improvisar. A opção mais provável é tirar o zagueiro João Victor da última linha de defesa e adaptá-lo para o lado direito. Com isso, Bruno Méndez ou Gil devem retornar. Outra opção é recorrer aos garotos da base, como João Victor ou Mandaca.

Em jogo único, o talento individual pode garantir a vaga. No Palmeiras, a estrela é Rony. Com o gol da classificação sobre o Red Bull Bragantino, se isolou como o artilheiro do time em 2021 com seis gols. Luan tem sido um dos destaques do Corinthians nas últimas partidas. Após ficar devendo em vários jogos, ele voltou a atuar bem. Já soma três gols e deu duas assistências na temporada. (Estadão Conteúdo)

CORINTHIANS x PALMEIRAS

Corinthians - Cássio; João Victor, Jemerson e Raul; Ramiro, Gabriel, Roni e Lucas Piton; Luan e Otero (Mateus Vital); Cauê. Técnico: Vagner Mancini

Palmeiras - Weverton, Luan, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha, Raphael Veiga, Felipe Melo, Patrick de Paula e Victor Luis; Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira

Árbitro - Flavio Rodrigues de Souza

Local - Neo Química Arena, em Itaquera

Horário - 16h