Vôlei
Renan Dal Zotto passa por trasqueostomia e segue recuperação de Covid
Técnico da Seleção masculina de vôlei está internado no Rio de Janeiro
Renan Dal Zotto, técnico da Seleção Brasileira masculina de vôlei, passou por uma trasqueostomia e, sem febre, está lúcido e segue em boa recuperação de seu quadro de Covid-19, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (7) pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
O procedimento é utilizado para facilitar a respiração de um paciente após período intubado, como foi o caso de Renan. Agora, ele está conseguindo respirar cada vez mais sem a ajuda da ventilação mecânica.
"A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) informa que o técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Renan, foi traqueostomizado e segue em boa recuperação da COVID-19. Renan está sem febre, lúcido e com períodos cada vez maiores sem a ventilação mecânica. Sua evolução clínica é positiva e vem correspondendo ao esperado pelos médicos", diz o comunicado.
Internado desde o dia 16 de abril no Hospital Samaritano do Rio, após contrair a Covid-19, Renan, de 60 anos, foi extubado pela segunda vez na quinta-feira, após cessar uma febre. Foram iniciadas as sessões de fisioterapia e o treinador está lúcido, interagindo com os médicos e familiares.
Três dias depois de ser internado, Renan foi intubado para manter o nível da saturação de oxigênio mais alto. O treinador passou por uma cirurgia vascular nesse mesmo dia por conta de uma trombose arterial aguda.
O técnico já tomou a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, em Santa Catarina, mas ainda aguarda o calendário para tomar a segunda. Com 60 anos, ele se enquadra no grupo prioritário da saúde por ser profissional de Educação Física.