Buscar no Cruzeiro

Buscar

NBA retoma os playoffs hoje

29 de Agosto de 2020 às 00:01

NBA retoma os playoffs hoje Jogos estavam suspensos como protesto contra o racismo nos EUA. Crédito da foto: Kim Klement / AFP (28/8/2020)

Com uma série de compromissos firmados, a NBA anunciou que vai retomar os jogos dos playoffs hoje (29), após três dias de paralisação devido ao boicote como protesto contra o racismo e a brutalidade da polícia, que baleou Jacob Blake, um homem negro, com sete disparos pelas costas, em Kenosha, no Wisconsin, no domingo. Ontem (28), a principal liga de basquete dos Estados Unidos primeiro anunciou a volta dos treinamentos das 13 equipes participantes e, depois, emitiu uma nota oficial confirmando o retorno dos jogos, mas sem divulgar as rodadas.

A liga está paralisada desde quarta-feira (26), quando os jogadores do Milwaukee Bucks boicotaram o duelo com o Orlando Magic. Esse jogo será disputado hoje (29), assim como Thunder x Rockets e Lakers x Blazers. As partidas de amanhã são: Celtics x Raptors, Mavericks x Clippers e Jazz x Nuggets.

Em nota assinada pelo comissário Adam Silver e por Michele Roberts, diretora executiva da Associação de Jogadores da NBA, alguns pontos do acordados foram apresentados. “A NBA e seus jogadores concordaram em estabelecer imediatamente um pacto pela justiça social, com representantes dos atletas, técnicos e administradores das franquias, que se concentrará numa ampla gama de pontos, incluindo ampliar o acesso ao voto, a promoção do engajamento cívico e a defesa de uma reforma significativa da polícia e da justiça criminal.”

A NBA e os jogadores vão buscar parceiros “para criar e incluir anúncios em cada jogo dos playoffs da NBA, dedicados a estimular e promover maior engajamento cívico nas eleições nacionais e locais, a fim de aumentar a conscientização sobre o acesso e as oportunidades dos eleitores.”

A preocupação para que um grande número de cidadãos vote nas eleições presidenciais de 3 de novembro (o voto nos Estados Unidos é opcional), levantada pelo astro LeBron James, vai fazer com que “em todas as cidades onde as franquias da liga possuem e controlam suas arenas, os administradores continuarão a trabalhar com autoridades eleitorais locais para disponibilizar suas instalações como locais de votação para as eleições gerais de 2020, permitindo assim uma opção de voto pessoal seguro para comunidades vulneráveis à Covid-19”. (Estadão Conteúdo)