Buscar no Cruzeiro

Buscar

Não cair é o primeiro desafio do São Bento no Brasileiro

12 de Julho de 2020 às 00:01

Não cair é o primeiro desafio do São Bento no Brasileiro Edson Vieira tem menos de um mês para preparar o clube sorocabano para a disputa do campeonato nacional da Série C. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (9/3/2020)

A volta do futebol para o São Bento acontecerá no dia 9 de agosto, data do início da Série C do Campeonato Brasileiro. Há mais de 100 dias sem entrar em campo ou treinar de maneira coletiva, o clube sorocabano terá menos de um mês para se preparar para a retomada.

O técnico Edson Vieira se preocupa com a situação, mas compreende as dificuldades provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Em entrevista à reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, o comandante beneditino admitiu que o Azulão está com o planejamento atrasado.

“Eu disse que ia ter muito pouco tempo quando voltasse e somente o tempo é que vai dar uma condição real para o time de futebol. Então, no momento, a gente realmente está atrasado, eu compreendo a situação, mas estamos atrasados”, ressaltou.

Na Série C, os clubes do Grupo B, que inclui o São Bento, já estão em plena atividade, com exceção do Londrina, que retornará aos treinos no dia 13. Volta Redonda (RJ), Criciúma e Brusque (SC) já entraram em campo pelos campeonatos estaduais, inclusive.

Levando em consideração todo o cenário -- pouco tempo de preparação e os adversários em estágios mais avançados -- no plano do treinador do Bentão, o primeiro passo é garantir a permanência na terceira divisão nacional.

“Nos moldes da série C, (com as) divisões em grupos, esse é o primeiro passo a ser dado: atingir uma pontuação que você não cai mais. E depois, logicamente, a gente sonha sempre com isso, com o acesso, mas vivemos sempre o momento”, pontuou.

Recomeço

Durante a paralisação das atividades, cinco jogadores deixaram o elenco: Flávio Boaventura (zagueiro) e Diego Tavares e Sávio (atacantes) rescindiram os contratos. Doriva (volante) e Victor Sallinas (zagueiro) tiveram os vínculos encerrados e não renovaram.

Por conta da pandemia, os salários dos atletas foram renegociados. Até o momento, apenas o lateral-direito Marcos Martins não renovou. Mesmo com a maioria do elenco mantida, jogadores titulares, como Boaventura e Tavares, saíram. Com isso, é preciso contratar.

“O que o clube precisaria hoje, que a gente já tem conversado sobre isso: um quarto zagueiro canhoto, que faça lateral esquerda, um lateral esquerdo, um volante canhoto, um meia canhoto e um atacante canhoto, isso é necessidade”, afirmou Vieira.

A confirmação da volta da Série A2 do Campeonato Paulista ainda não aconteceu por parte da Federação Paulista de Futebol (FPF). Uma reunião com os clubes participantes da competição acontecerá no dia 14 e uma data deve ser definida.

Comandante acredita na ‘força do grupo’

Após um início da competição ruim, o São Bento esteve na zona do rebaixamento da Série A2 do Campeonato Paulista. Em oito partidas disputadas sob o comando do técnico Léo Condé, o clube sorocabano havia vencido apenas uma. Com temor de mais uma queda, a diretoria demitiu Condé e contratou Edson Vieira.

O retorno do comandante do Azulão no último título conquistado por Sorocaba -- a Série A3 do Paulista, em 2013 -- teve um impacto imediato. Já em sua estreia, encerrou o jejum de seis jogos sem vitória, batendo o Rio Claro, por 2 a 1, fora de casa.

Ao todo, foram quatro vitórias em quatro jogos: 11 gols marcados e cinco gols sofridos. Além de se livrar do risco do descenso, o Azulão entrou na briga pela classificação -- e, consequentemente, na luta pelo acesso à elite do estadual.

O bom momento segue no imaginário do torcedor, mas a vitória contra a Penapolense, por 2 a 1, em Penápolis, aconteceu no dia 15 de março. O treinador afirma que a retomada vai depender de como os atletas vão reagir e encarar a volta. Mesmo assim, ele se mostra confiante.

“Estou muito confiante. O grupo é muito forte e demonstrou isso num momento de muita dificuldade. Eles (os jogadores) reagiram e demostraram que são um grupo vencedor, não um grupo perdedor. E isso é muito importante”, finalizou. (Zeca Cardoso)