Buscar no Cruzeiro

Buscar

LeBron James assina contrato de quatro anos com o Los Angeles Lakers

02 de Julho de 2018 às 15:43

O astro LeBron James, 33, assinou um contrato de quatro anos, no valor de US$ 154 milhões de dólares (R$ 597 milhões), com o Los Angeles Lakers. A informação foi divulgada inicialmente pelo grupo Klutch Sports, que agencia a carreira do jogador, na noite deste domingo (1º).

Campeão da NBA em três ocasiões (2012, 2013 e 2016), as duas primeiras com o Miami Heat e a última com o Cleveland Cavaliers, o ala é o maior nome do basquete na atualidade.

Na última temporada, finalizada em junho, ele foi vice-campeão com o Cleveland após perder a decisão para o Golden State Warriors. Foi a terceira derrota para os rivais do Oeste em quatro temporadas.

A mudança de casa de LeBron, que já era cogitada nos últimos meses, passou a ser o principal assunto da janela de transferências da NBA. Na semana passada, ele havia avisado ao agora seu ex-time que pretendia negociar com outras equipes da liga para a próxima temporada.

Neste fim de semana, a imprensa americana alternava ao dar sinais de que ele poderia estar perto de fechar com os Lakers, mas também com o Philadelphia 76ers.

Ao assinar com o time da Califórnia e deixar o estado de Ohio, LeBron jogará na Conferência Oeste pela primeira vez na carreira e também defenderá a segunda equipe mais vencedora da NBA, com 16 títulos. O Boston Celtics lidera com 17.

Essa é a segunda saída do ala de Cleveland, franquia que começou a defender na temporada 2003/04. Em 2010, anunciou sua partida para o Miami Heat, onde seria campeão duas vezes. A torcida de Ohio reagiu mal, e parte dela chegou a considerar o até então ídolo um traidor.

Em 2014, ele retornou com a promessa de que levaria Cleveland ao seu primeiro título da NBA. A missão foi cumprida na temporada 2015/16, contra o Golden State Warriors. Após dois anos seguidos de insucessos diante do melhor time da NBA na atualidade, porém, ele decidiu que era hora de trocar de ares novamente.

Além dos três títulos, LeBron tem três prêmios de jogador mais valioso das finais e quatro de atleta mais valioso da temporada. Aos 33 anos, vive uma das melhores fases da sua carreira, como ficou demonstrado na última temporada ao carregar o time praticamente sozinho até a decisão da NBA.

Algumas dúvidas ficam de imediato: como a torcida de Cleveland reagirá a uma nova saída do astro e de que maneira ele será recebido em Los Angeles. Alguns fãs dos Lakers costumam diminuir os feitos de LeBron em comparação ao seu último grande ídolo, Kobe Bryant, que se aposentou em 2016.

Bryant se pronunciou sobre a ida de LeBron para o Lakers em seu perfil no Twitter, desejando a ele "boas-vindas à família".

A tendência também é que o time da costa oeste, que vive fase de renovação, não vai aos playoffs há cinco temporadas e conta com vários jovens jogadores, continue ativo no mercado, em busca de reforços para atuar ao lado da principal estrela. Um dos mais especulados pela imprensa dos EUA é o ala Kawhi Leonard, 27, do San Antonio Spurs.