Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jovem talento sorocabano ganha estágio em Portugal

19 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Jovem talento sorocabano ganha estágio em Portugal Marcelo Igor é convidado da ACR Roriz. Crédito da foto: Fábio Rogério (18/2/2020)

O ciclista Marcelo Igor, da Liga de Ciclismo Sorocabana (LCS), fará um estágio durante seis meses em Portugal. O convite da Associação Cultural e Recreativa de Roriz surgiu após o sorocabano se destacar como um dos melhores atletas, entre os quinze selecionados, no camp de treinamentos organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

“Só por ser chamado pela CBC para fazer o training camp, eu já fiquei surpreso. Porque foram quinze atletas do Brasil inteiro. Então, já estar no meio deles é um sinal bom. Ainda não caiu a ficha, só vai cair quando eu estiver no aeroporto, me despedindo da família e dos amigos. A expectativa é muito boa, porque é um sonho de todo atleta competir fora do país. É muito gratificante”, relatou Marcelo.

Com o sorriso no rosto, o ciclista de Sorocaba não conseguia conter a felicidade em ter a oportunidade de aprimorar-se no esporte na Europa, aos 17 anos. A sua carreira teve um início meteórico, a primeira corrida que disputou foi há três anos, em 2018. Na atual temporada, Marcelo já conquistou os títulos da Média Paulista de Ciclismo, o Sesc Verão e o GP Ravelli.

Hobby virou paixão

“Eu gostava de andar de bicicleta. Aí um amigo me chamou para dar uma volta até Brigadeiro Tobias. Todo domingo a gente fazia isso: comia um misto quente lá e voltava. Quando eu fui no Linc, estava um pelotão (da categoria) Speed, aí eu fiquei louco. Eu ia de mountain bike, entrava no meio do pelotão e já saia, porque não aguentava nada”, revelou como começou a paixão pelo esporte.

“(Depois disso)Eu comecei a pedir uma bike speed pro meu pai. Ele me deu, de aniversário, em uma sexta-feira. No sábado, eu fui no treino da LCS e o Bruno (treinador) me chamou para ir na corrida do Sesc no domingo pra ver como eu correria. Eu fui, ele me deu o uniforme, e esse foi o dia mais feliz da minha vida”, revelou o ciclista.

O pouco tempo no ciclismo já mostrou que o atleta tem talento para triunfar na modalidade. “Ele é dedicado, escuta o que a gente fala. É muito gratificante para todos nós essa situação que ele vem vivendo. A gente aposta muito que ele vá permanecer na Europa”, revelou o coordenador da LCS, Francisco Ramos.

Marcelo ficará em Portugal em dois períodos. O primeiro será de 22 de fevereiro até 21 de maio. Retorna ao Brasil, permanecendo por 20 dias, e regressa novamente ao continente europeu no dia 10 de junho. Dessa vez, ficará até 5 de setembro. “Vai ser a primeira viagem para fora do País, primeira vez que vou andar de avião”, falou o ciclista que disputará na Espanha a primeira prova européia.

Ao longo dos seis meses, o sorocabano terá as despesas de hospedagem e alimentação custeadas pela associação portuguesa, que é filiada à Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). A entidade também arcará com um seguro desportivo. A promessa do ciclismo de Sorocaba dá os primeiros passos para seguir o sonho de estar entre os melhores do mundo na modalidade. (Zeca Cardoso)