Joan Mir ganha etapa da Europa e Suzuki fica perto de reconquistar a MotoGP

Por

Suzuki Ecstar's Spanish rider Joan Mir celebrates on the podium after winning the MotoGP race of the European Grand Prix at the Ricardo Tormo circuit in Valencia on November 8, 2020. (Photo by JOSE JORDAN / AFP)

Piloto da Suzuki, Joan Mir, celebra no pódio depois de vencer em Valência. Crédito da foto: Jose Jordan / AFP (8/11/2020)

A Suzuki está muito perto de voltar a conquistar um título da MotoGP que não vem desde 2000. Graças ao espanhol Joan Mir, que ganhou a etapa da Europa neste domingo em Valência e ampliou sua vantagem na liderança. Foi a primeira vitória do piloto na categoria.

Com a primeira vitória na temporada, Mir chegou aos 162 pontos, 37 a mais que o francês Fábio Quartararo e o compatriota Alex Rins, companheiro de Suzuki.

Mir festejou muito sua conquista em Valência, com uma bandeira de seu país. No pódio, parecia não acreditar na primeira vitória pela MotoGP. Beijou o troféu, sorriu, se emocionou, ergueu os dedos para os céus. Restam apenas duas etapas para a definição do título e o espanhol está muito perto do feito inédito.

Clima de festa

O retorno da etapa da Europa no calendário da MotoGP foi uma verdadeira festa local em Valência. Desde 1995 não acontecia a prova. Voltou com um pódio totalmente espanhol. Além da vitória de Mir, a etapa no Circuito Ricardo Tormo terminou com Alex Rins em segundo e o pole position Pol Espargaro em terceiro.

A próxima etapa ocorre daqui uma semana, novamente no Circuito Ricardo Tormo, em Valência. A última corrida está programada para Portimão, em Portugal, dia 22.

A prova

Mir largou na quinta colocação, mas manteve-se no pelotão de frente. O companheiro Rins logo assumiu a liderança, com ele colado em segundo. Na 16ª volta, após um erro do compatriota, ele assumiu a primeira colocação para não mais perdê-la. Chegou a abrir mais de um segundo na frente e não foi incomodado na briga pela vitória.

Com a vantagem tranquila na liderança, ele espera repetir a festa em Valência para garantir o título da MotoGP com uma prova de antecedência. (Estadão Conteúdo)