Hamilton protesta contra racismo e festeja vitória em 'corrida tripla'

Por

Lewis Hamilton ficou de cabeça baixa no pódio e usou camisa de protesto. Crédito da foto: Jennifer Lorenzini/AFP/POOL

Lewis Hamilton ficou de cabeça baixa no pódio e usou camisa de protesto. Crédito da foto: Jennifer Lorenzini/AFP/POOL

A primeira corrida no autódromo de Mugello foi marcada por um protesto contra o racismo feito pelo piloto Lewis Hamilton, que venceu uma corrida dividida em três partes por conta de acidentes.

Antes da “corrida tripla”, Hamilton, único piloto negro da história da Fórmula 1, fez um protesto cobrando a prisão de policiais que assassinaram Breonna Taylor, nos Estados Unidos.

No pódio, o inglês ficou de cabeça baixa e exibiu uma camisa que cobrava punição aos assassinos de Breonna. Ele também postou, nas redes sociais, exigindo ação das autoridades norte-americanas.

Breonna Taylor, de 26 anos, foi assassinada com oito tiros disparados por policiais que invadiram a casa dela em março, numa ação totalmente equivocada.

A polícia procurava um suspeito que estava sob custódia, mas acabou entrando na casa errada e matou a inocente, no estado norte-americano do Kentucky.

90 vitórias

Sobre a vitória deste domingo (13), a 90ª da carreira, Hamilton voltou a afirmar que foi um fim de semana bastante duro. "Foi tudo um pouco atordoante, como se fossem três corridas disputadas em um dia", descreveu.

Pole position, Hamilton foi ultrapassado na largada por Valtteri Botas e só recuperaria a posição na relargada, já na décima volta.

O inglês ainda voltaria a sofrer pressão do companheiro após a segunda bandeira vermelha.

Assim como Hamilton, Bottas também viu "três corridas" em um dia e lamentou só poder ter comemorado a primeira delas, na qual largou bem e assumiu o primeiro lugar.

Questionado se foi o culpado por ocasionar o forte acidente na segunda relargada, ao demorar para acelerar, o finlandês disse que cumpriu a regra da competição e se eximiu.

"Não tenho culpa nenhuma nisso. Estava numa velocidade consistente. Temos permissão para correr após a linha de largada (só ao cruzar a linha que os pilotos são obrigados a acelerar)", afirmou.

Bottas fez, ainda, uma crítica e recomendação aos responsáveis pelas regras. "Eu não sei quem decidiu o que acontece com os Safety Cars, mas eles estão tentando tornar o show melhor, apagando as luzes mais tarde, então você não pode abrir uma lacuna no início e depois ir, tipo uma curva antes da relargada. Talvez seja hora de pensar se isso é certo e seguro." (Da Redação, com informações da Agência Estado)