Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hamilton conquista o quinto título na Fórmula 1

28 de Outubro de 2018 às 18:15

Hamilton festeja o título. Crédito da foto: Mark Thompson / Getty Images / AFP

Lewis Hamilton não desperdiçou a segunda chance e sacramentou neste domingo (28) o pentacampeonato na Fórmula 1, ao chegar em quarto lugar no GP do México, no Circuito Hermanos Rodríguez. Com uma atuação cautelosa, o piloto da Mercedes fez a sua parte para garantir o título, como fizera em 2008, 2014, 2015 e 2017. O vencedor da prova foi o holandês Max Verstappen, da Red Bull, que já vinha dominando o fim de semana.

O piloto inglês já poderia ter sacramentado o título na corrida passada, nos Estados Unidos, mas uma combinação de resultados impediu sua festa. O triunfo foi adiado para este domingo, com duas etapas de antecipação. Hamilton poderia ter chegado até em 7º para garantir o penta. Ao alemão Sebastian Vettel, único que poderia evitar o título do rival, só uma vitória interessava.

O piloto da Ferrari cruzou a linha de chegada em segundo lugar, atrás somente de Verstappen, que obteve sua quinta vitória na F-1, a segunda na temporada. O finlandês Kimi Raikkonen chegou em terceiro e garantiu uma dobradinha da equipe italiana no pódio.

O mais novo pentacampeão da F-1 assegurou a conquista com uma corrida cautelosa, com apenas um erro, sem maiores consequências Saindo em terceiro no início, pulou para primeiro na largada. Mas evitou atritos com Verstappen e cedeu a posição. Oscilou entre sexto e quarto durante a prova para somar os pontos necessários para faturar o troféu de 2018.

Os pilotos voltam a pista daqui a duas semanas para a disputa do GP do Brasil

Além dele, somente outros dois pilotos já somaram cinco títulos: o argentino Juan Manuel Fangio e o alemão Michael Schumacher, que chegou a sete conquistas e é o recordista da F-1.

A CORRIDA - Superado pelos carros da Red Bull ao longo de todos os treinos, Hamilton tentar dar o troco na largada deste domingo Com uma forte arranque, ele deixou o terceiro posto e os rivais para trás e chegou a figurar em primeiro antes de ser superado por Verstappen. Ricciardo, Vettel e Bottas vinham logo atrás. Numa breve confusão no pelotão intermediário, Alonso foi atingido por um pedaço de uma das Force India e precisou abandonar a corrida de forma precoce.

Mas o rompante de Hamilton não durou muito. Ele e o seu companheiro de equipe abriram a primeira rodada de pit stop logo na 12ª volta. O inglês voltou em 5º e Bottas, em 8º. Com pneus supermacios, o líder do campeonato já começava a pressionar os rivais. Vettel estava na ponta e Raikkonen, logo atrás, tentava conter as investidas dos adversários da Mercedes e Red Bull.

A estratégia não deu certo porque Raikkonen perdeu posições em seguida. E Vettel precisou ir aos boxes, na 17ª volta. Estava em primeiro, voltou à pista em 4º. A corrida, então, perdeu em movimentação nas trocas de posição. Verstappen liderava, seguido de Hamilton, Ricciardo, Vettel e Bottas. O alemão precisava vencer a corrida para evitar o título do britânico.

Hamilton terminou em quarto lugar no GP do México. Crédito da foto: Dan Istitene / Getty Images / AFP

O equilíbrio entre as três equipes se manteve inalterado até a 39ª volta, quando Vettel elevou o nível e ultrapassou o rival Hamilton e assumiu o segundo lugar. Os dois já sofriam com os desgaste dos seus pneus. Por conta disso, o inglês cometeu erro no 47º giro e saiu da pista, assustando a torcida.

Em seguida, Vettel partiu para os boxes para colocar os pneus ultramacios, na 48ª volta. Retornou para a pista em 3º, atrás somente dos carros da Red Bull. Hamilton fez o mesmo e voltou no 5º posto. Entre os dois estava Kimi Raikkonen.

[irp posts="29835" name="Felipe Massa estreia na Fórmula E e comemora resultado"]

Sem sofrer ameaças, o inglês ganhou uma posição sem fazer esforço quando Daniel Ricciardo abandonou com problemas no motor de sua Red Bull. Ele cedeu o segundo posto para Vettel e o safety car virtual chegou a ser ativado. O alemão, contudo, não conseguia se aproximar do holandês, que exibia vantagem de até 15 segundos na ponta.

Com tranquilidade, Verstappen sacramentou a vitória e Hamilton até desacelerou nas últimas curvas antes de levar a bandeirada que garantiu o seu pentacampeonato. Os pilotos voltam a pista daqui a duas semanas para a disputa do GP do Brasil, no dia 11 de novembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. (Estadão Conteúdo)

Confira a classificação final do GP do México:

1º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1h38min28s851

2º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 17S316

3º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 49S914

4º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 78S738

5º - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 1 volta

6º - Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a 2 voltas

7º - Charles Leclerc (MON/Sauber), a 2 voltas

8º - Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren), a 2 voltas

9º - Marcus Ericsson (SUE/Sauber), a 2 voltas

10º - Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso), a 2 voltas

11º - Esteban Ocon (FRA/Force India), a 2 voltas

12º - Lance Stroll (CAN/Williams), a 2 voltas

13º - Sergey Sirotkin (RUS/Williams), a 2 voltas

14º - Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso), a 2 voltas

15º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 2 voltas

16º - Romain Grosjean (FRA/Haas), a 3 voltas

Não completaram a prova:

Fernando Alonso (ESP/McLaren)

Carlos Sainz Jr. (ESP/Renault)

Sergio Pérez (MEX/Force India)

Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)

Galeria

Confira a galeria de fotos