Buscar no Cruzeiro

Buscar

Grêmio e Santos fazem duelo de tricampeões

09 de Dezembro de 2020 às 00:01

Grêmio e Santos fazem duelo de tricampeões Recuperado da Covid, Cuca está liberado pela Conmebol. Crédito da foto: Ivan Storti / Santos FC (7/12/2020)

Grêmio e Santos iniciam hoje (9), às 19h15, em Porto Alegre, um confronto de tricampeões nas quartas de final da Copa Libertadores. Vencedor em 1983, 1995 e 2017, o time gaúcho, em grande fase na temporada, defenderá a sua invencibilidade de quase dois meses contra o campeão de 1962, 1963 e 2011 -- e último adversário a derrotá-lo em 2020. Em 11 de outubro, o Peixe ganhou por 2 a 1, pelo Brasileirão, na Vila Belmiro, palco do duelo de volta das quartas de final na próxima semana.

O Santos tem a vantagem de decidir a série em casa por ter feito campanha superior na fase de grupos: 16 pontos a 11. Mas o momento do Grêmio é melhor. O time gaúcho avançou de fase com triunfos por 2 a 0 sobre o paraguaio Guaraní, enquanto a equipe paulista só tirou a LDU pelo critério de desempate dos gols fora de casa. Além disso, está à frente no Brasileirão (40 a 38 pontos) e invicto há 16 jogos.

Em boa fase, o meia Jean Pyerre sentiu um desconforto muscular no primeiro tempo do jogo com o Guaraní, sendo substituído. E permaneceu no banco de reservas diante do Vasco, aumentando a indefinição sobre sua presença em campo hoje. A situação também é parecida para o zagueiro Kannemann. Mas ambos devem atuar na Arena do Grêmio.

O Santos aposta na velocidade e na vocação ofensiva do atacante venezuelano Soteldo -- que vem atuando como meia -- e de Marinho, ex-Grêmio, e que tem liderado o time em campo. Kaio Jorge, liberado da seleção brasileira sub-20, deve ser titular, enquanto Lucas Braga pode perder a vaga para Jean Mota, caso Cuca -- liberado pela Conmebol após se recuperar da Covid-19 -- escale um time mais cauteloso em Porto Alegre.

A equipe também sofre com um problema extracampo. Insatisfeito com a negativa para a proposta do Benfica, o zagueiro Lucas Veríssimo chegou a se recusar a treinar, mas viajou a Porto Alegre e deve ser convencido a entrar em campo mesmo com o seu futuro incerto. Luiz Felipe, o primeiro reserva da zaga, está suspenso.

No último jogo das oitavas da Libertadores, o Internacional luta pela sobrevivência contra o Boca Juniors, às 21h30, em La Bombonera, após perder por 1 a 0 no Beira Rio. (Leandro Silveira - Estadão Conteúdo)

GRÊMIO x SANTOS

Grêmio - Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon, Matheus Henrique, Luiz Fernando, Jean Pyerre (Pinares) e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho

Santos - John; Pará, Lucas Veríssimo (Laércio), Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca, Jean Mota (Lucas Braga) e Soteldo; Marinho e Kaio Jorge. Técnico: Cuca

Horário - 19h15

Árbitro - Juan Benítez (Paraguai)

Local - Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)