Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acervo

Gerson depõe sobre queixa de racismo

23 de Dezembro de 2020

Gerson depõe sobre queixa de racismo Jogador sofre episódio de racismo. Crédito da foto: Alexandre Vidal/CRF/Redes Sociais/Flamengo (20/12/2020)

Gerson deu depoimento no caso de injúria racial em que acusa o colombiano Indio Ramírez, do Bahia, na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro na manhã de ontem (22). Segundo o meio-campista do Flamengo, o adversário disse “cala boca, negro” a ele durante a vitória do time rubro-negro por 4 a 3, domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Gerson foi acompanhado na delegacia pelo vice geral e jurídico do clube, Rodrigo Dunshee de Abranches, pelo advogado Rômulo Holanda, além de seu pai, Marcão, que também é seu empresário. O jogador deixou o local sem conceder entrevista, mas deu uma declaração em vídeo publicada no perfil do Flamengo nas redes sociais.

“Vim falar sobre o ocorrido, mas não vim falar apenas sobre mim. Quero deixar bem claro que falo pela minha filha, que é negra. Pelos meus sobrinhos, que são negros. Meu pai, minha mãe, amigos .. por todos os negros no mundo. Hoje tenho status de jogador de futebol e voz ativa para poder falar e dar força às pessoas que sofrem racismo ou outros tipos de preconceito”, declarou.

O inquérito sobre o caso foi aberto na segunda-feira. Os dois atletas, além do técnico Mano Menezes e o árbitro da partida, Flávio Rodrigues de Souza, foram intimados a dar depoimento presencial sobre o episódio. Gerson foi o primeiro a ser ouvido na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), do Rio de Janeiro.

O Flamengo pediu a especialistas do Instituto de Educação de Surdos (Ines) uma leitura labial das imagens da partida contra o Bahia. De acordo com o vice-presidente geral e jurídico do clube rubro-negro, Rodrigo Dunshee de Abranches, a análise provou que houve ofensa racista de Ramírez, do Bahia, mas contra o atacante Bruno Henrique.

A análise será encaminhada para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva e para a Polícia. (Estadão Conteúdo)