Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol divide federações europeias por conta da pandemia

22 de Abril de 2020 às 00:01

Campeonato Italiano pode ser retomado no mês de maio. Crédito da foto: Reprodução / Instagram

Apesar de unidos pelo interesse comum de reduzir prejuízos, as federações europeias de futebol caminham em direções diferentes quando o assunto é suspender a quarentena e retomar os campeonatos nacionais. Enquanto os clubes italianos opinam pelo reinício da competição o mais rápido possível, os alemães falam em liberar os atletas que testarem negativo para a Covid-19. Na Holanda, ao contrário, o governo veta qualquer atividade antes de setembro.

Na Itália, os 20 clubes que integram a primeira divisão do nacional votaram ontem, de modo unânime, pela continuidade da competição, paralisada desde 10 de março por conta da pandemia do novo coronavírus. Na Assembleia Geral da Lega Calcio, realizada por videoconferência, os dirigentes deixaram claro o desejo pela retomada das competições, mas tudo em acordo com as determinações das autoridades sanitárias do país.

A decisão unânime dos clubes italianos de retomar a competição se deu na véspera de uma importante reunião entre os dirigentes máximos do futebol local e o ministro dos Esportes, Vincenzo Spadafora, que hoje trará mais definições sobre um eventual regresso da modalidade na Itália, provavelmente no mês de maio.

O Campeonato Italiano foi paralisado quando faltavam 12 rodadas para o seu término. Na tabela de classificação, a Juventus, do craque português Cristiano Ronaldo, lidera com 63 pontos, um a mais que a Lazio e nove de vantagem para a Inter de Milão, a terceira colocada. Esta, no entanto, tem uma partida a menos que as rivais.

Teste criticado

Na Alemanha, a proposta de realizar testes contra coronavírus nos jogadores para acelerar a retomada do campeonato foi criticada ontem por Lars Schaade, vice-presidente do Instituto Robert Koch, o centro nacional de controle de doenças do país. Ele declarou que os atletas não deveriam realizar os exames em detrimento de outras parcelas da sociedade.

Os organizadores da liga alemã trabalham com a possibilidade de fazer os testes para voltar com o campeonato, ainda que com os portões fechados, em maio. “Não entendo por que certas parcelas da população devem ser rotineiramente rastreadas”, disse Schaade, afirmando preferir que os testes sejam focados em pessoas que apresentem sintomas ou que estão ligadas ao surto do vírus.

Os clubes estão ansiosos para retomar o Campeonato Alemão para minimizar as perdas financeiras, mas há um cenário de oposição política, embora os governadores da Renânia do Norte-Vestfália e da Baviera tenham defendido a retomada do futebol em 9 de maio, e até de torcedores.

Ainda assim, o futebol alemão parece ser o que está mais próximo de ser retomado entre as principais ligas europeias. Uma reunião para discutir o tema, que ocorreria na semana passada, foi adiada para amanhã. Mas os clubes já retomaram os treinos, ainda que em pequenos grupos por causa das regras de distanciamento social.

Temporada encerrada

Ao contrário dos governantes dos países vizinhos, o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, estendeu a proibição de grandes eventos, incluindo os esportivos, até 1º de setembro. Na prática, a determinação representa efetivamente o fim da temporada 2019/2020 no futebol do país. “É melhor ser cauteloso agora do que se arrepender depois”, afirmou Rutte. (Da Redação com Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos