Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórmula 1: Tufão Hagibis afeta programação do GP do Japão

11 de Outubro de 2019 às 19:59

GP do Japão é disputado no circuito de Suzuka. Crédito da Foto: Divulgação/Liberty Media/F1

Sob ameaça do tufão Hagibis, o GP do Japão de Fórmula 1 terá programação incomum neste sábado (11). O grid será definido apenas três horas antes da largada da corrida no Circuito de Suzuka.

Pelo horário de Brasília, o treino classificatório vai começar às 22 horas de sábado e a prova, às 2h10 da madrugada de domingo - equivalente às 10h e às 14h10 de domingo, no horário local.

[irp posts="118875" ]

 

De acordo com a previsão meteorológica, o tufão deve atingir o país asiático no sábado, o que obrigou a F-1 a cancelar todas as atividades agendadas para o dia, incluindo o terceiro treino livre, a classificação e as entrevistas de pilotos e dirigentes das equipes. O circuito será fechado por segurança.

As mudanças nos horários e a previsão de chuva vão afetar toda a programação das equipes, que terão um treino livre a menos para fazer testes no acerto dos carros. Além disso, os times vão ter pouco tempo para avaliar a performance dos pneus no eventual tempo úmido previsto para domingo - os dois treinos livres foram realizados com pista seca. Existe até a possibilidade de a corrida ser adiada para segunda caso os efeitos do tufão se prolonguem até domingo.

Se o treino classificatório vier a ser cancelado, o grid será definido com base no resultado do segundo treino livre, que teve o finlandês Valtteri Bottas na primeira colocação, com 1min27s785, tempo um segundo mais rápido que garantiu ao próprio piloto a liderança do primeiro treino livre. O inglês Lewis Hamilton foi o segundo, com 1min27s885, e o holandês Max Verstappen, o terceiro, com 1min28s066.

O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, chegou a liderar a segunda atividade, mas Bottas conseguiu deixar para trás os concorrentes. "Tentamos fazer tudo o que pudemos hoje na sessão", disse Bottas. "Tentamos ser eficientes com o tempo e acho que fizemos o trabalho. Há muito trabalho a ser feito para analisar tudo antes do treino de classificação domingo de manhã, se ele acontecer."

Verstappen foi seguido pela dupla da Ferrari, com o monegasco Charles Leclerc (1min28s141) em quarto e Vettel (1min28s376), em quinto. O tailandês Alexander Albon (1min28s402), da Red Bull, terminou em sexto.

"Não estou preocupado em fazer a qualificação e a corrida no domingo, pois não afetará minha abordagem", disse Verstappen. "Não podemos mudar o clima e está fora de controle, então agora precisamos ver o que acontece no domingo."

O espanhol Carlos Sainz Jr., da McLaren, foi o sétimo, seguido pelo mexicano Sergio Pérez, da Racing Point. O francês Pierre Gasly, da Toro Rosso, que voltou ao seu carro após cedê-lo ao japonês Naoki Yamamoto na primeira atividade em Suzuka, ficou em nono lugar. E o britânico Lando Norris, da McLaren, completou o Top 10.

Hamilton tem uma vantagem de 73 pontos sobre Bottas na liderança do Mundial de Pilotos, com cinco corridas a serem disputadas para encerrar a temporada 2019 da Fórmula 1. O piloto da Mercedes venceu quatro das últimas cinco corridas realizadas no Japão. E se Hamilton ganhar neste fim de semana, ele igualará o recorde de Michael Schumacher como o maior ganhador do GP do Japão, com seis triunfos.

Se isso acontecer, a Mercedes poderá confirmar por antecipação o título do Mundial de Construtores, o que lhe renderia uma premiação estimada em 100 milhões de euros (cerca de R$ 452 milhões). (Estadão Conteúdo)