Em casa, Miguel Oliveira vence etapa de Portugal na MotoGP

Por

Red Bull KTM Tech 3's Portuguese rider Miguel Oliveira celebrates on the podium after winning the MotoGP race of the Portuguese Grand Prix at the Algarve International Circuit in Portimao on November 22, 2020. (Photo by PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

O piloto português Miguel Oliveira comemora no pódio depois de vencer a corrida de MotoGP do Grande Prêmio de Portugal. Crédito da foto: Patricia de Melo Moreira / AFP (22/11/2020)

A temporada de 2020 da MotoGP, marcada pela pandemia do novo coronavírus, foi encerrada neste domingo (22) com a realização da etapa de Portugal, de volta ao calendário após oito anos. No circuito de Portimão, que fez sua estreia na categoria, um piloto da casa fez a festa. De ponta a ponta, Miguel Oliveira, que largou da pole position com sua moto da Tech3, venceu com folga pela segunda vez neste ano.

"Foi um fim de semana perfeito, a começar pela pole position. Sem dúvida que o objetivo era vencer. A equipe está de parabéns. Deixo a Tech3 com um sorriso e com uma vitória, algo que me deixa muito orgulhoso. A partir de agora é desfrutar, continuar trabalhando. Quero deixar o meu obrigado a todos os que estão aí em casa, que não vieram aqui me apoiar fisicamente, mas sei que todos os que puderam me deram força e acreditem que hoje (domingo) precisei dela para completar todas as voltas. O meu obrigado a todos", afirmou o português.

A segunda colocação na corrida foi do australiano Jack Miller, da Ducati, que aproveitou os metros finais para dar o bote e ultrapassar o italiano Franco Morbidelli. Essa é a quarta vez que o piloto da Austrália subiu ao pódio em 2020 e ainda rendeu à equipe italiana o título do Mundial de Construtores da temporada.

Vice-campeão

Mesmo com a terceira posição em Portugal, Morbidelli conseguiu o resultado que lhe garantiu o vice-campeonato. Com 158 pontos, ficou apenas 13 atrás do campeão Joan Mir. Neste domingo, o espanhol não completou a prova por conta de diversos problemas com sua Suzuki.

Atrás dos três pilotos que subiram ao pódio em Portimão, completaram o Top 10: o espanhol Pol Espargaró, o japonês Takaaki Nakagami, o italiano Andrea Dovizioso, o alemão Stefan Bradl e os também espanhóis Álex Márquez e Johann Zarco.

Férias

Agora a MotoGP entra em seu período de férias, com a temporada de 2021 marcada para começar apenas em 28 de março com a etapa do Catar, prova noturna disputada no Oriente Médio. Em 2020, apenas Moto2 e Moto3 foram disputadas porque as categorias já estavam no país antes do endurecimento das normas sanitárias devido à pandemia. (Estadão Conteúdo)