Dominado, Santos perde do Inter: 2 a 0

Por

Derrotado no Beira-Rio, o Peixe ainda não venceu no Campeonato Brasileiro. Crédito da foto: Ivan Storti / Santos FC (13/8/2020)

Derrotado no Beira-Rio, o Peixe ainda não venceu no Campeonato Brasileiro. Crédito da foto: Ivan Storti / Santos FC (13/8/2020)

Com um domínio surpreendente, o Internacional derrotou o Santos por 2 a 0, ontem (13), e faturou sua segunda vitória no Brasileirão, mais uma vez com atuação decisiva de Paolo Guerrero. No Beira-Rio, o time gaúcho se impôs com facilidade sobre o rival paulista, perdido em campo, mesmo com as mudanças táticas promovidas pelo técnico Cuca. O Santos, que empatara na estreia, ainda não venceu no campeonato.

Guerrero deixou sua marca e deu assistência para Edenilson sacramentar a vitória, confirmando um domínio inesperado do Inter na partida, com direito a posse de bola de até 72%. O anfitrião foi superior em todos os setores ao longo dos 90 minutos, mais versátil e perigoso, principalmente no meio-campo. Do outro lado, o Santos voltou a sofrer com bola aérea, algo recorrente no Paulistão.

Cuca surpreendeu ao escalar o Santos no 3-5-2, embora não tenha conseguido manter o esquema por muito tempo. Aos 15 minutos de jogo, Luiz Felipe sofreu lesão e o treinador descartou a formação com três zagueiros, colocando o atacante Kaio Jorge em campo. Mas o Peixe continuou perdido, sem sequer articular uma jogada no meio-campo. Na única oportunidade criada, Marinho levou perigo em cobrança de falta na área. Isso somente aos 45 minutos.

Antes da mudança de Cuca, o Inter quase abriu o placar aos 9 minutos: Lucas Veríssimo quase marcou contra. Cinco minutos depois, Thiago Galhardo falhou diante do gol vazio. Como o Santos não conseguia sair da defesa, o anfitrião só não terminou o primeiro tempo com gols porque se excedeu em falhas nas finalizações.

Para a etapa final, Cuca trocou Pituca, Alison e Sánchez por Tailson, Ivonei e Jobson. Reconstruiu, assim, o meio-campo santista. Mas pouco mudou no confronto. O Inter seguia melhor, e agora mais eficiente. Aos 11, abriu o placar. Saravia cruzou com precisão na cabeça de Guerrero, que não perdoou. Cabeceou para o chão, sem dar qualquer chance a Vladimir. Dos 18 gols sofridos pelo Santos neste ano, 11 foram em bola aérea.

Sem perder o embalo, o time gaúcho teve chances de ampliar com Edenilson e o próprio Guerrero logo em seguida. Do outro lado, o Santos chegou a balançar as redes, com Kaio Jorge, mas o árbitro anulou o gol por toque de mão do atacante. Foi a única vez que o time ameaçou no segundo tempo.

O Inter, por sua vez, mantinha a postura ofensiva até o final. E foi assim que chegou ao segundo gol, aos 42 minutos, em nova participação decisiva de Guerrero. Com passe de calcanhar, o peruano tabelou com Edenilson, que invadiu a área e bateu de cavadinha para encobrir o goleiro Vladimir. (Felipe Rosa Mendes - Estadão Conteúdo)

INTERNACIONAL 2 x 0 SANTOS

Internacional - Marcelo Lomba; Saravia, Bruno Fuchs, Cuesta e Moisés; Rodrigo Lindoso, Patrick, Edenilson (D’Alessandro), Boschilia (Marcos Guilherme); Thiago Galhardo (Musto) e Paolo Guerrero. Técnico: Eduardo Coudet

Santos - Vladimir; Luiz Felipe (Kaio Jorge), Lucas Veríssimo, Luan Peres; Pará, Alison (Ivonei), Diego Pituca (Tailson) e Carlos Sánchez (Jobson), Felipe Jonatan (Madson); Soteldo e Marinho. Técnico: Cuca

Gols - Guerrero, aos 11, e Edenilson, aos 42 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos - Edenilson, Lucas Veríssimo, Moisés, Marinho

Árbitro - Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Local - Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)