Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dérbi no Paulistão tem primeiro round nesta quarta-feira (5)

05 de Agosto de 2020 às 00:01

Dérbi tem primeiro round hoje Crédito da foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Corinthians e Palmeiras começam a decidir o Campeonato Paulista nesta quarta-feira (5), às 21h30, em Itaquera, amparados por diferentes retrospectos históricos. Pelo lado alvinegro, vale a memória recente de quem venceu seis dos últimos dez confrontos contra o rival. Já a confiança alviverde recai em um passado mais distante. O técnico Vanderlei Luxemburgo é um “amuleto” quando se trata de dérbi.

A série de quatro vitórias e nenhum gol sofrido depois da paralisação levou o Corinthians a sair do status de quase eliminado para estar agora perto do inédito tetracampeonato estadual. O último obstáculo é o maior rival, de quem curiosamente se transformou em um grande algoz nas temporadas mais recentes. Nos últimos 30 jogos, realizados de 2013 para cá, o Corinthians ganhou 14 vezes, o dobro de vitórias palmeirenses (sete). Foram nove empates.

Títulos do dérbi

Para incrementar a lista corintiana, a equipe comemorou dois títulos recentes em que o Palmeiras foi vice. O mais marcante foi a última final disputada entre ambos, no Campeonato Paulista de 2018. O Corinthians venceu nos pênaltis para ficar com o título em pleno Allianz Parque. No ano anterior, o time dirigido pelo técnico Fábio Carille foi campeão brasileiro após disputa direta com o rival.

“O que o Corinthians disputa, disputa para vencer. Tivemos dificuldade de classificação, mas depois fomos por dois mata-matas e agora é contra um rival. Vamos encarar com respeito, mas vamos fazer nossa parte, porque é isso que se espera de um grande clube”, afirmou o meio-campista Ramiro. Com passagem vitoriosa pelo Grêmio, ele até comparou a rivalidade gaúcha com o Internacional à tensão existente com o Palmeiras.

Outro componente que dá peso ao Corinthians é o técnico Tiago Nunes, um dos treinadores brasileiros mais vitoriosos dos últimos anos. Após lidar com a pressão pela queda precoce na Copa Libertadores, ele tem a chance de aumentar a coleção de conquistas da sua curta carreira à frente de times da Série A. Depois de assumir o Athletico Paranaense em 2018, já ganhou títulos expressivos como a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Três taças

O Palmeiras quer se contrapor a esse passado recente do dérbi com um nome que tem tradição quando se trata desse confronto. Luxemburgo já conquistou três taças em finais contra o rival. A mais especial delas foi o Paulista de 1993, quando a equipe alviverde voltou a comemorar um título após 16 anos. Na sequência, no mesmo ano veio o Rio-São Paulo e na temporada seguinte foi a vez de ganhar o Brasileirão em cima do Corinthians.

No histórico como técnico do Palmeiras, Luxemburgo enfrentou o Corinthians 17 vezes, com sete vitórias e quatro empates. O mais impressionante, porém, é o peso dele na história do clube quando se trata de Campeonato Paulista. Desde a conquista do time comandado por Oswaldo Brandão, em 1976, nenhum outro técnico fora Luxemburgo levou o Palmeiras a vencer o Estadual. Em 1993, 1994, 1996 e, por fim, em 2008, era ele quem estava no banco de reservas.

O Corinthians deve manter o time utilizado na semifinal, contra o Mirassol. Após se recuperar do coronavírus, Cantillo fica no banco de reservas. Do lado do Palmeiras, o zagueiro Felipe Melo sofreu uma lesão contra a Ponte Preta e deve dar lugar a Luan. Quem retorna é o lateral-esquerdo Matías Viña, recuperado de uma pancada na cabeça.

Pivôs da polêmica de 2018 deixaram clubes

A história de rivalidade em finais entre Corinthians e Palmeiras se acirrou na última vez em que os dois se enfrentaram por uma taça. Em 2018, a decisão do Estadual foi vencida pelo time alvinegro no Allianz Parque em jogo marcado por polêmica. Dois anos depois, os protagonistas daquela tarde tumultuada de 8 de abril de 2018 agora estarão distantes nesse novo encontro.

Ralf trocou o Corinthians pelo Avaí no início deste ano e Dudu se despediu do Palmeiras rumo ao Al Duhail, do Catar. Em 2018, uma disputa entre os dois acabou com o atacante palmeirense no chão. O árbitro Marcelo Aparecido de Souza marcou pênalti, mas depois de oito minutos voltou atrás.

Mesmo sob pressão

A mudança de decisão motivou a fúria dos palmeirenses, que acusaram interferência externa sobre a decisão do juiz. Com vídeos, fotos, documentos, ofício ao Ministério Público e ajuda de empresas de inteligência, o Palmeiras procurou impugnar a partida e acionou até a CBF, mas o Corinthians manteve o título.

A pressão e o rompimento institucional com a Federação Paulista de Futebol (FPF) foram superados após a saída do diretor de arbitragem, Dionísio Domingos, acusado de ter atuado para cancelar a marcação do pênalti. O juiz Marcelo Aparecido de Souza superou a idade máxima para ser filiado à FPF e agora pertence à Federação da Paraíba. (Ciro Campos e Raul Vitor - Estadão Conteúdo)

CORINTHIANS X PALMEIRAS

Corinthians - Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar e Carlos; Gabriel, Éderson e Luan; Ramiro, Mateus Vital e Jô. Técnico: Tiago Nunes

Palmeiras - Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gómez e Viña; Patrick de Paula, Ramires e Gabriel Menino; Willian, Rony e Luiz Adriano Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Árbitro - Raphael Claus

Horário - 21h30

Local - Arena Corinthians, em São Paulo