Corinthians vence Vasco no sufoco e se afasta da zona de rebaixamento

Por

Matheus Vital do Corinthians comemora gol durante partida contra o Vasco, válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, realizado na Arena Corinthians, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, na noite deste sábado, 17.

Matheus Vital comemora gol durante partida contra o Vasco. Crédito da foto: Renato Gizzi/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Foi um jogo muito fraco tecnicamente e na única real oportunidade de gol, com o meia Mateus Vital, o Corinthians conseguiu marcar e derrotou o Vasco por 1 a 0, neste sábado (17), na Arena Corinthians, em São Paulo, pela 35.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado dá maior tranquilidade para os paulistas e liga o sinal de alerta ainda maior para os cariocas.

Com a vitória, o Corinthians chega aos 43 pontos, na 12.ª colocação, enquanto o Vasco permanece com 39, em 14.º, bastante ameaçado de se aproximar da zona da degola. A Chapecoense abre com 36 pontos, na 17.ª posição.

Apesar do discurso de Jair Ventura e Cássio, de que ambos não estavam preocupados com a possibilidade de rebaixamento, era visível o quanto a equipe alvinegra entrou em campo nervosa e ansiosa para tentar marcar primeiro. No outro lado, o Vasco também não tinha motivos para tranquilidade e precisava se aventurar ao ataque, já que um resultado negativo também seria catastrófico.

Mas o nervosismo imperou e fez com que a partida tivesse muitos lances brigados, com divididas e dedicação de todos em campo e pouca qualidade técnica. No primeiro tempo, Corinthians e Vasco maltrataram a bola e os goleiros não tiveram muito trabalho. O momento mais agitado foi após o apito afinal, quando o técnico Alberto Valentim foi expulso e se revoltou com a arbitragem por entender que a exclusão foi injusta.

Já na etapa final, o Corinthians conseguiu encaixar um único ataque com eficiência e abriu o placar. Aos cinco minutos, Fagner fez boa jogada pela direita e cruzou na área, onde Mateus Vital apareceu de surpresa e cabeceou firme para balançar as redes e dar paz para os aflitos corintianos. Em respeito ao ex-clube, não comemorou.

Mas antes de comemorar a vitória, o Corinthians sofreu. O time recuou bastante após o gol e o Vasco ganhou espaço para chegar com perigo ao gol de Cássio. Nos minutos finais, Danilo Avelar ainda disputou a bola com Andrés Rios e o jogador vascaíno caiu e ficou pedindo pênalti. No último minuto, Henríquez ainda acertou uma bomba de fora da área e carimbou a trave de Cássio. Para acabar ainda mais com a emoção.

Apesar da pressão, a má pontaria dos vascaínos facilitou a vida do time paulista, que deu um grande passo para se garantir na elite nacional e afastar qualquer possibilidade de entrar para a história como o primeiro atual campeão a ser rebaixado no Brasileirão. (Daniel Batista - Estadão Conteúdo)

Ficha Técnica

Corinthians 1 x 0 Vasco

Corinthians - Cássio; Fagner, Leo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Thiaguinho (Araos), Mateus Vital (Clayson), Jadson e Pedrinho; Danilo (Roger). Técnico: Jair Ventura.

Vasco - Fernando Miguel; Raul (Caio Monteiro), Oswaldo Henríquez, Leandro Castan e Henrique; Desábato, Andrey (Dudu), Kelvin (Marrony), Thiago Galhardo e Yago Pikachu; Andrés Rios. Técnico: Alberto Valentim.

Gol - Mateus Vital, aos 5 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos - Jadson e Fagner (Corinthians); Fernando Miguel e Leandro Castan (Vasco).

Árbitro - Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO).

Público - 38.605 pagantes.

Renda - R$ 1.350.667,50.

Local - Arena Corinthians, em São Paulo (SP).