Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clubes querem que jogos voltem em maio

18 de Abril de 2020 às 00:01

Clubes querem que jogos voltem em maio Expectativa é que Teich flexibilize isolamento. Crédito da foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Dirigentes dos clubes brasileiros acompanharam de perto a demissão de Luiz Henrique Mandetta do cargo de ministro da Saúde e a nomeação do seu substituto Nelson Teich. Representantes dos clubes têm interesse nessa movimentação e no que ela pode impactar nas suas contas. A mudança no ministério pode ajudar a antecipar o retorno do futebol no País, para alívio dos dirigentes, que estão preocupados com a situação financeira das suas equipes.

Gestores e pessoas ligadas a times das Séries A e B do Campeonato Brasileiro defendem a ideia de que a partir da segunda quinzena de maio já será possível a volta dos jogos com portões fechados. A CBF já disse, informalmente, que o ex-ministro havia aconselhado a não haver nenhuma atividade até junho.

“Entendemos o posicionamento do ministro e estamos preocupados com a saúde dos atletas e dos torcedores, mas acredito que no meio de maio já será possível ter jogos, pelo menos com portões fechados”, disse um dirigente de clube. “A realidade é que se ficarmos mais tempo parados, podemos entrar em uma situação insustentável financeiramente”, completou o mesmo cartola.

Outro dirigente acredita que, independentemente do ministro da Saúde, os clubes de futebol e a CBF precisam se mobilizar e conversar com o governo federal. “Há clubes que vão quebrar se ficarem tanto tempo parados. Se os jogos voltassem amanhã, ia ter time já com problemas para pagar salários até o fim do ano. Imagine ficar mais dois meses sem jogar, sem mostrar seu patrocínio? É complicado”, disse o presidente de clube, em tom de desabafo.

A visão de cartolas, de modo geral, é que o novo ministro Nelson Teich deva chegar com ideias mais próximas do que pensa o presidente Bolsonaro, que é contrário ao isolamento total, como vinha sendo recomendado por Mandetta e pela comunidade médica. Para eles, faz diferença os jogos voltarem em maio ou junho. “Faz e muita (diferença). Uma ou duas semanas já conta muito para gente. E quando fala de voltar em junho, questiono: ’que dia em junho?’ Uma coisa é voltar no dia 1.º e outra é no dia 30”, explicou.

Na quarta-feira (15), a Federação Paulista comunicou que, após reunião com os 16 times participantes da Série A1, que o Estadual voltará a ser realizado assim que houver garantias médicas. Mas não há qualquer indicativo de data.

O presidente Bolsonaro vem acenando com a possibilidade de retomada de alguns setores. O futebol emprega mais de 156 mil pessoas, hoje em sua imensa maioria paralisadas. A troca de ministro pode abrir brecha para que o futebol seja retomado. Não há notícias de que jogadores brasileiros tenham contraído a Covid-19. Os torneios foram paralisados na metade de março. Os atletas estão em férias até o final deste mês. (Estadão Conteúdo)