Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cerimônia com bom público abre os Jogos Escolares 2019 no Ginásio Municipal

29 de Maio de 2019 às 18:29

O empresário Renato Ferrari de Carvalho, promotor Antônio Domingues Farto Neto, secretário Simei Lamarca, prefeito José Crespo, vereador Fernando Dini e o empresário Cláudio Costa. Crédito da Foto: Erick Pinheiro (29/5/2019)

Os Jogos Escolares de Sorocaba (JES 2019) tiveram a sua abertura oficial realizada nesta quarta-feira (29) no Ginásio Muncipal Dr. Gualberto Moreira, com grande presença de público. Os estudantes presentes puderam acompanhar o desfile de apresentação das 45 escolas participantes e toda a cerimônia, que contou ainda com shows da DJ Alexxia e dos youtubers Irmão Berti.

A cerimônia de abertura, além do desfile das escolas, teve a execução do hino nacional brasileiro, o juramento do atleta e o acendimento da pira. O evento contou com a presença de autoridades, entre eles o prefeito José Crespo (DEM) e o presidente da câmara dos vereadores Fernando Dini (MDB) e membros do Poder Judiciário sorocabano. Os empresários Renato Ferrari de Carvalho e Cláudio Costa representaram os patrocinadores do evento: Facens e McDonald's.

[irp posts="119942" ]

 

O promotor da Vara de Infância e Juventude de Sorocaba, Antônio Domingues Farto Neto, destacou a importância do esporte na educação. “O esporte complementa a educação. Nos países mais avançados do mundo é muito incentivada a prática esportiva, pois isso melhora o desempenho escolar. Nos países mais pobres, o esporte é uma saída muito importante para que o jovem não se envolva com as drogas. Essa ligação é muito importante”, disse.

O promotor da Vara de Infância e Juventude de Sorocaba, Antônio Domingues Farto Neto, e o secretário de Esportes, Simei Lamarca. Crédito da Foto: Erick Pinheiro (29/5/2019)

A apresentação dos Irmãos Berti encerrou a cerimônia de abertura. Foi o momento de maior êxtase para os estudantes. “É um resgate. É o terceiro ano que estamos organizando. São 4 mil atletas estudantis. Divididos em onze modalidades, sendo duas delas inclusivas. Estamos usando a criatividade para abertura. Estamos falando a linguagem deles. É a melhor maneira de atraí-los. O esporte é a maior ferramenta da saúde e da qualidade de vida”, ressaltou o secretário de Esportes, Simei Lamarca.

No evento de lançamento dos JES do ano passado, a Arena Sorocaba foi o local escolhido. Em 2019, voltou para o Ginásio Muncipal. Para Simei Lamarca, trata-se de uma oportunidade aos estudantes de conhecerem um local importantíssimo na história do esporte sorocabano. “Tem crianças aqui que nunca estiveram em um Ginásio de Esportes. Nunca entraram nesse lugar histórico da nossa cidade. Muitos aqui não têm a oportunidade de participar e jogar competições. Hoje, nós abrimos esta porta. É acessível. O que vier daqui para frente, já é vitória.”

Bola rolando

As disputas começam na quinta-feira (30) com 21 jogos do futsal feminino, nas quadras da Facens e do Colégio Ser. (Da Redação)

[gallery columns="1" size="large" ids="124832,124831,124830,124829"]

Galeria

Confira a galeria de fotos