Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea acontece até sábado em Tatuí

19 de Julho de 2019 às 06:30

A 7ª edição do Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea, que acontece até sábado (20) em Tatuí, na Região Metropolitana de Sorocaba, deve fomentar o turismo na cidade e reforçar a vocação da região para o turismo esportivo e aéreo. A avaliação é do diretor do Aeroclube de Tatuí, Thales Coutinho, que organiza o evento junto com o Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas.

https://www.youtube.com/watch?v=ZF8fUFiZPnk

Segundo Thales, Tatuí é considerada a capital do voo a vela, que é o nome dados aos voos de planadores. “Isso porque a cidade tem uma história de mais de 45 anos formando pilotos deste tipo de aeronave”, explica. Os planadores são aeronaves capazes de se sustentar em voo livre sem motor ou qualquer outro meio mecânico ou de propulsão.

Conforme o diretor, o Aeroclube conseguiu neste ano levar a competição para a cidade e esta é a primeira edição do campeonato que é aberta ao público. Nos anos anteriores, conta, o evento ficou concentrado na Academia da Força Aérea em Pirassununga. “Hoje o público pode sentir um pouquinho dessa emoção e apreciar este espetáculo”, afirma.

A competição

O campeonato teve início na manhã desta quinta-feira (18) e conta com 22 competidores e 15 aeronaves de todo o País. Os pilotos disputam em seis categorias - esporte, básica, intermediária, avançada, ilimitada e a de planadores, que teve sua estreia nesta edição do evento.

Thales explica que os pilotos devem seguir acrobacias pré-definidas e avaliados pelos juízes nos quesitos melhor uso do espaço aéreo, respeito aos limites demarcados, tanto na horizontal quanto na altura e perfeição da manobra. As acrobacias duram em média entre sete e 15 minutos.

Atrações para o público

A competição prosseguirá nesta sexta-feira (19) e sábado (20), das 10h às 18h. No último dia as disputas ocorrem até as 13h e depois haverá o desfile dos campeões. O encerramento contará com uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, a partir das 15h30.

O campeonato acontece no aeródromo do município de Tatuí, que fica na estrada municipal Karl Heinz Jahmann, sem número. O aeródromo conta com praça de alimentação, espaço kids, estacionamento privado e exposição de aeronaves. A entrada é gratuita. (Sabrina Souza)