Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmara estende auxílio a profissionais do esporte

17 de Julho de 2020 às 00:06

Atletas e trabalhadores da área receberão R$ 600 por mês. Crédito da foto: Reprodução / Instagram

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (16) o projeto de lei que prevê o pagamento do auxílio emergencial a atletas e profissionais ligados ao esporte, como professores de educação física e massagistas. Agora, a medida segue para análise do Senado. O benefício foi proposto para combater os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

O texto prevê o pagamento do benefício aos profissionais do esporte por três meses. No entanto, o projeto estabelece que o benefício será prorrogado nas mesmas condições em que for estendida a ajuda aos trabalhadores autônomos e informais. Como o governo federal já prorrogou por mais dois meses o auxílio dos informais, técnicos da Câmara avaliam que os profissionais do esporte terão também direito às parcelas extras.

Não estimativa de quantas pessoas poderão ser beneficiadas. O autor do projeto, Felipe Carreras (PSB-PE) entende que irá alcançar “aqueles que muitas vezes ficam na prateleira da invisibilidade do esporte: é o cara que limpa a quadra de um clube, o boleiro, o maqueiro, que estavam excluídos, assim como os profissionais de educação física, que o presidente vetou”.

O projeto aprovado nesta quinta traz ainda medidas para ajudar a aliviar o caixa de entidades esportivas, com a renegociação de dívidas com a União. Segundo o relator da matéria, deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), o impacto do projeto respeitará um teto máximo de R$ 1,6 bilhão. (Da Redação, com agências)